sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Acaba a greve dos Correios e da Caixa


Ana  Carolina  Dinardo
Correio Braziliense     -     28/09/2012




O governo respirou aliviado ontem. Tanto os funcionários dos Correios quanto os da Caixa Econômica Federal decidiram voltar ao trabalho a partir de hoje. Depois de muita discussão, os carteiros interromperam a paralisação após julgamento de dissídio pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Eles terão reajuste de 6,5%, acima dos 5,2% propostos pela empresa. Já os bancários da Caixa retomarão as atividades no Distrito Federal e em São Paulo, com aumento salarial garantido de 7,5%.

Ainda que os carteiros tenham considerado a posição dos Correios intransigente diante das negociações, os 6,5% arbitrado pelo TST foram avaliados como positivos por boa parte da categoria. “Amanhã (hoje), vamos voltar ao trabalho”, afirmou o secretário geral da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) James Magalhães. Ele acrescentou que o acordo também prevê correção de 6,5% nos benefícios, como o vale-alimentação. Quanto aos dias parados, os trabalhadores deverão compensá-los. O piso salarial passou de R$ 942,77 para R$ 1. 011,05.

“As reivindicações previam elevação muito maior sobre os salários, de até 43%. Porém, consideramos o acordo bom”, disse Magalhães. Em nota, os Correios informaram que farão um mutirão no próximo fim de semana a fim de normalizar a entrega de cartas e correspondências e encomendas. A empresa destacou que, “da carga dos últimos seis dias de paralisação, 89,8% foram entregues no prazo, o que equivale a 191,3 milhões de cartas e encomendas.”


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra