quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Policiais federais em greve terão corte de pontos, diz ministro


Julia Borba
Folha de S. Paulo     -     26/09/2012




BRASÍLIA - O ponto dos policiais federais que participam do movimento grevista será cortado e não haverá aumento de salário para a categoria em 2013, segundo informou nesta quarta-feira o ministro Eduardo Cardoso (Justiça).

De acordo com o ministro, o governo segue aberto para negociar com os grevistas e para discutir o plano de carreira dos servidores, no entanto, não há como incluir alterações salariais na Lei Orçamentária.

"Nada mais pode ser feito para alteração de salários no ano que vem", disse Cardoso.

Para o ministro da Justiça, o ponto dos grevistas deve ser cortado e casos de abuso serão punidos.

Ontem, a Fenapef (Federação Nacional de Policiais Federais) aprovou a continuidade da greve de agentes, escrivães e papiloscopistas.

De acordo com a entidade, os policiais irão cumprir a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que fixou os índices de efetivo que devem estar à disposição dos serviços prestados pela Polícia Federal.

O ministro do STJ Herman Benjamin concedeu liminar determinando que sejam mantidas 100% das atividades de plantão nos aeroportos e portos.

Foram fixadas ainda a manutenção de 70% do serviço nas atividades da Polícia Judiciária, de inteligência e em unidades de fronteira; 50% nas funções de Polícia Administrativa e 30% nas tarefas residuais.

A decisão de manter a greve foi tomada pelos 27 presidentes de sindicatos que compõem a Fenapef e deverá ser ratificada em assembleias nos Estados.

A Fenapef informou ter encaminhado um ofício ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, solicitando informações sobre lotação de policiais e efetivo total da instituição. A ideia é calcular o percentual de policiais que deverão trabalhar.

"Vamos cumprir a decisão judicial, mas manteremos nosso movimento em todo o país", disse o presidente da Fenapef, Marcos Wink.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra