quinta-feira, 1 de novembro de 2012

AGU comprova que participação de ministros em conselhos de administração não gera remuneração indevida


BSPF     -     01/11/2012




A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu suspender, na Justiça, decisão que impedia o pagamento de remuneração pela participação de ministros de Estado em conselhos de organizações estatais.

A Ação Popular foi ajuizada contra a União, 13 ministros e 14 pessoas jurídicas de direito privado ligadas à Administração Pública (empresas públicas e sociedades de economia mista), sob a alegação de impossibilidade de cumulação de cargos de ministro com a função de Conselheiro em entidades paraestatais e da remuneração decorrente de tal atividade ultrapassar o teto constitucional.

A Justiça, concedendo o pedido de antecipação de tutela, determinou que as organizações estatais deixassem de pagar a onze ministros a remuneração pela participação em seus conselhos.

Argumentos

Para reverter a decisão, a AGU, por meio de atuação conjunta da Procuradoria Seccional da União (PSU) de Passo Fundo e da Procuradoria-Regional da União da 4ª Região (PRU4), recorreu da determinação ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) sob o argumento de que a tese apresentada pelo autor não se sustenta tendo em vista que o exercício da função de Conselheiro em entidades paraestatais é prevista em lei.

Os advogados da União explicaram que não se trata, no caso, de indevida acumulação das funções de Ministros de Estado e de membros de Conselhos de Administração ou Fiscal das empresas, uma vez que este último caso, não é considerado um cargo público.

Segundo a defesa, a própria Lei nº 8.112/90 autoriza expressamente a participação de servidores públicos nos conselhos fiscal e administrativo de empresas em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedades cooperativas constituídas para prestar serviços a seus membros.

Além disso, ressaltaram que o Supremo Tribunal Federal julgou anteriormente em caso semelhante que a participação em conselhos não se cuida de exercício de cargos em comissão ou funções gratificadas e que, por isso, não se configura como acumulação, que é vedada pelo artigo 37 da Constituição.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) acolheu os argumentos da AGU e determinou a suspensão dos efeitos da tutela deferida anteriormente até que o Tribunal decida em definitivo sobre a questão.

Fonte: AGU


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra