sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa manda Congresso analisar proposta orçamentária do MPU


Consultor Jurídico     -     16/11/2012





O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar na quarta-feira (13/11) para assegurar que a proposta orçamentária original do Ministério Público da União para 2013 seja examinada pelo Poder Legislativo. Em razão dessa decisão, a Comissão de Orçamento do Congresso Nacional deve analisar a proposta orçamentária apresentada pelo procurador-geral da República que traz as previsões necessárias para o atendimento das reivindicações remuneratórias dos servidores e dos membros do MPU.


A decisão assegura “que o encaminhamento do texto original da proposta orçamentária elaborado pelo procurador-geral da República seja acompanhado por todas, quaisquer e cada uma das observações pertinentes à conveniência, à oportunidade, à legalidade e à constitucionalidade da pretensão, que a Presidência da República entender cabível”.


Segundo o advogado Jean P. Ruzzarin, do escritório Cassel & Ruzzarin Advogados, isso significa que o Executivo e o Legislativo não podem desconsiderar a proposta orçamentária do MPU, mas também que o Congresso Nacional tem autonomia para decidir sobre o atendimento da proposta, sem desconsiderar mas também sem se vincular as considerações apresentadas pela Presidência da República.


O advogado observou que, com a decisão do futuro presidente da Suprema Corte, o problema volta para o campo político, ou seja, para discussão no âmbito do Congresso Nacional. Se antes a Presidente da República tentou impedir a análise do Legislativo, suprimindo a proposta do Ministério Público, agora a decisão judicial restabelece a disputa política.


Entenda o caso


O MPU enviou ao Congresso Nacional projetos de lei que tratam de reajustes salariais para os seus servidores e membros, mas, para a aprovação, falta a reserva dos recursos financeiros possibilitados ao órgão pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os quais devem ser discriminados na proposta orçamentária do órgão.


Para impulsionar e efetivar de vez a aprovação das propostas legislativas, o MPU elaborou a sua proposta orçamentária, dentro dos limites estipulados na LDO, e a encaminhou à Presidência da República, para que a compilasse com as propostas dos outros órgãos que possuem autonomia financeira para elaborar o seu Orçamento, tal como o Poder Judiciário.


Ao consolidar as propostas orçamentárias para o exercício de 2013 e encaminhá-las ao Congresso Nacional, a Presidência da República deixou de incluir valores referentes aos gastos de pessoal na proposta orçamentária do MPU, na parte em que prevê os reajustes salariais dos seus servidores e membros.


A Constituição da República, porém, determina que a Presidência da República envie ao Congresso Nacional o inteiro teor da proposta orçamentária dos demais órgãos quando elaboradas dentro dos limites da LDO (Lei 12.708/2012), cujo artigo 76 também autoriza os reajustes para servidores e membros do Ministério Público da União.


Diante disso, o procurador-geral da República impetrou o Mandado de Segurança 31.618, no STF, a fim de preservar a autonomia financeira e orçamentária do órgão, com vistas à implementação dos reajustes salariais dos seus servidores e membros.


O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (Sinasempu), com a assessoria de Cassel & Ruzzarin Advogados, interveio com amicus curiae para, nos autos do mandado de segurança, representar os direitos e interesses dos servidores do MPU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra