sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Regulamentação das gratificações de qualificação


Condsef     -     23/11/2012




Acompanhada de representantes do Fórum de Ciência e Tecnologia (C&T) a Condsef foi, nesta sexta-feira, ao Ministério do Planejamento solicitar esclarecimentos e buscar alterações na minuta extraoficial da regulamentação de gratificações de qualificação (GQ´s) de pelo menos nove setores de sua base. 


Sobre o conteúdo da minuta, o secretário de Relações do Trabalho (SRT), Sérgio Mendonça, disse que agora cabe à Casa Civil decidir sobre qualquer alteração no texto e que acredita que não deve haver mudanças significativas no Decreto que seguirá para publicação. 

Apesar de essas categorias estarem aguardando há mais de quatro anos a regulamentação de suas GQ´s, acumulando prejuízos, o Planejamento reafirmou que não haverá retroatividade no pagamento das gratificações e que as regras estabelecidas no Decreto passam a valer a partir de janeiro de 2013.

Questionado sobre a regulamentação de novas GQ´s previstas no projeto de lei (PL) 4369/12, o Planejamento informou que um novo decreto deve ser publicado para este fim. 


A SRT acrescentou que a expectativa é de que a regulamentação não demore a ocorrer e seja efetivada logo depois que o PL for aprovado. A Condsef também cobrou agilidade na busca pela criação de GQ´s em setores de sua base que ainda não possuem. O tema está entre os itens assegurados em termo de acordo firmado em agosto entre Condsef e governo.

Este e outros itens serão tratados em grupos de trabalho (GT´s) de 22 setores que firmaram acordo este ano. Cada GT deverá discutir um tema firmado em acordo. O Planejamento prevê o início das reuniões desses grupos a partir do dia 15 de janeiro. 


A expectativa é de que no início do ano a SRT informe as agendas de reunião desses grupos. Ainda nesta sexta a Condsef participa de outra reunião no Planejamento para discutir gratificação (Gacen) de servidores do Ministério da Saúde e Funasa. O encontro está previsto para as 18 horas.

As informações desta reunião você confere na segunda-feira aqui em nosso site.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra