quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Judiciário avança na busca por reajuste maior


Antonio Temóteo
Correio Braziliense     -    01/11/2012




Em vez dos 15,8% de aumento no salário-base até 2015, servidores da Justiça tentam no Congresso dobrar as gratificações. Governo diz que não há dinheiro, a menos que os tribunais cortem custos operacionais
Os servidores do Judiciário conseguiram a primeira vitória para garantir reajuste salarial maior do que o previsto no acordo fechado no fim de agosto entre o Palácio do Planalto e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto.

 Ontem, em sessão lotada naComissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, representantes sindicais conseguiram dos parlamentares a aprovação do Projeto de Lei 4.363/12, que garante o aumento das gratificações da categoria de 50% para 100% do salário-base.

A proposta foi aprovada por unanimidade e, agora, seguirá para a Comissão de Finanças e Tributação. Pelo projeto, a Gratificação Judiciária (GAJ) subirá ao longo de três anos, entre 2013 e 2015, conforme o acerto fechado pelo governo com a maioria dos servidores federais. Na primeira etapa, o benefício aumentará para 72,5% do salário-base. No exercício seguinte, para 86,5%, e, no último ano, para 100%. O projeto de lei, de autoria do STF, não especifica a totalidade das receitas para cobrir os reajustes.

Nas contas do governo, se aprovada da forma como foi relatada pelo deputado federal Policarpo (PT-DF), a proposta resultará em um gasto maior do que o previsto pelo Ministério do Planejamento no Orçamento de 2013, em tramitação no Congresso. Nas contas apresentadas pela ministra Miriam Belchior, estão reservados para os aumentos do Judiciário R$ 964 milhões somente para o próximo ano. O cálculo do governo leva em consideração a correção direta dos salários, de 15,8% em três anos. “Nossa posição sobre o reajuste do Judiciário está clara”, disse a ministra um dia antes da votação na Comissão de Trabalho. Ou seja, o governo já reservou recursos para os servidores do Judiciário e não admite ampliar o gasto com eles.

Para o Planejamento, na melhor das hipóteses, o Planalto aceita que o Judiciário retire de seu orçamento próprio a diferença para garantir o aumento da gratificação de 50% para 100%. “Não vemos nenhum problema no remanejamento de verbas. O governo e o Judiciário vão negociar. O que não pode é nos apresentarem uma fatura maior”, disse um técnico da equipe econômica, lembrando que a reserva feita pelo governo garante a elevação da GAJ para, no máximo, 89% do salário-base até 2015.

Remanejamento

O STF assegura que já está fazendo estudos para encontrar verbas suficientes para dobrar as gratificações e evitar o desgaste de um embate público com a presidente Dilma Rousseff, que tem sido categórica ao afirmar que não há mais espaço no caixa do governo para reajustes. Enquanto as discussões avançam pelos bastidores, Policarpo trabalha para aprovar o projeto de lei até o fim do ano.

O deputado está disposto a acelerar a tramitação do projeto de lei. Para isso, promete protocolar um requerimento à Mesa Diretora da Câmara com pedido de urgência. Se aprovada, a proposta pulará etapas e irá direto para o plenário da Casa. De lá, para o Senado. “Dessa forma, o projeto não precisaria passar pela Comissão de Finanças nem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por enquanto, a tramitação segue normalmente”, explicou o parlamentar.

Mais defensores

Além de apreciar o texto que trata do aumento no percentual de gratificação dos servidores do Judiciário, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) deu ontem parecer favorável ao projeto de lei, de autoria do Executivo, que cria 789 cargos de defensor público federal. O relator da matéria, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), considera o quadro de 481 advogados da Defensoria Pública da União insuficiente para atender a demanda da população que carece de atendimento gratuito para acionar a Justiça.

O PL segue agora para a CFT e em seguida deve ser analisado pela CCJ em caráter conclusivo. Teixeira se comprometeu a articular com as lideranças da casa a aprovação do texto até o fim do ano. “Em muitos estados existem dois ou três defensores para atender a milhares de pessoas. Está prevista no orçamento do ano que vem a contratação de 40 servidores. Mas tenho uma reunião nesta semana com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para subirmos para 150”, finalizou.

De acordo com a Defensoria Pública Federal, o último concurso foi realizado em 2010 e 155 pessoas estão no cadastro de reserva para o cargo. Em maio, a validade do certame foi prorrogada por mais dois anos. 


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra