sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Polícia investiga fraude em seleção da Receita Federal


Lorena Pacheco e Vera Batista

Correio Braziliense     -     02/11/2012




Corporação apura sigilosamente denúncia de que parentes de servidor do Fisco tenham comprado gabarito de prova objetiva

A Polícia Federal (PF) já está ciente da suspeita de fraude do concurso público para analista tributário da Receita Federal do Brasil (RFB). A informação é da assessoria de comunicação da Escola de Administração Fazendária (Esaf), banca organizadora da seleção, que recebeu, na quarta-feira, denúncias de um possível vazamento de respostas da prova objetiva, aplicada em 23 de setembro. 

Além disso, um documento foi anonimamente enviado a órgãos públicos e ao sindicato nacional dos analistas tributários. Ele comprovava que quatro pessoas — dois filhos, uma nora e um sobrinho —de um funcionário do Fisco, conseguiram notas altas e idênticas. Eles teriam sido beneficiados com um gabarito dos testes.

Os detalhes da investigação, segundo a Esaf, são sigilosos. O processo corre nas esferas administrativa e criminal, e, independentemente do resultado, nenhum candidato será prejudicado. A Esaf reafirmou que que a "divulgação de qualquer informação prematura pode prejudicar o processo investigativo" e que "até que o caso seja esclarecido, o andamento do certame corre normalmente". A assessoria da Polícia Federal explicou que, em casos de crimes de qualquer espécie cometidos por servidores, a punição pode variar de advertência a multa, ou mesmo a exoneração do cargo.

Dois dos concorrentes sob suspeita seriam filhos do funcionário da Receita. Especula-se que os outros sejam nora e um parente próximo a ele. O filho e a nora — que trabalharia na área administrativa do Ministério da Fazenda, órgão ao qual a RFB é vinculado — fizeram 189 pontos na avaliação de múltipla escolha (apenas 32 outras pessoas conseguiram tal marca). A filha e o parente próximo, 191 (31 candidatos têm a mesma nota). É importante lembrar que a pontuação nas oito disciplinas cobradas pela organizadora foram iguais para todos os supostos parentes.
Brechas

A preocupação dos líderes sindicais é que fatos dessa natureza atrapalhem as seleções e abram uma porta para fraudes cada vez mais sofisticadas. "Infelizmente, à medida que a procura é grande, a dificuldade aumenta, e as brechas para falsificação, também", afirmou um diretor de federação de trabalhadores que não quis se identificar. 

O concurso para a Receita recebeu 93.692 inscrições. Desse total, apenas 2.147 pessoas passaram para o teste discursivo, aplicado no último dia 21 — os nomes dos classificados nessa etapa serão conhecidos em 17 de dezembro. No mesmo dia, haverá a sindicância de vida pregressa. O resultado final deve ser divulgado em 27 de janeiro. Os aprovados serão lotados em Brasília e em outras unidades da Receita.
Pressão do Sindireceita

A presidente do Sindireceita, Sílvia Felismino, divulgou no site da entidade os ofícios que encaminhou, na última quarta-feira, ao secretário da RFB, Carlos Alberto Barreto, e ao diretor da Esaf, Alexandre Ribeiro Motta. No documento, ela "solicita manifestação, de caráter oficial, sobre os indícios de fraude que se referem ao concurso para o cargo de analista    tributário da Receita Federal do Brasil que estão sendo divulgados na internet, e sobre quais serão os seus desdobramentos em relação  à apuração dos fatos e ao certame".


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra