segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Rollemberg apresenta texto para regulamentar concursos públicos


Agência Senado     -     19/11/2012




O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) registrou, em discurso nesta segunda-feira (19), a apresentação de um substitutivo ao PLS 74/2010 para regulamentar a realização dos concursos públicos na administração federal. Segundo explicou, sem essa lei geral, os chamados "concurseiros" ficam à mercê de regras previstas nos editais, que são muitas vezes autoritárias, injustas, inadequadas e irregulares.

A proposta foi elaborada a partir de opiniões de representantes das entidades realizadoras, como o Cespe, ligado à Universidade de Brasília (UnB), e à Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e dos próprios "concurseiros", e segundo o senador busca solucionar os principais problemas apontados.

O texto de Rollemberg determina, por exemplo, que o prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização da prova será de 90 dias, e se houver alguma retificação relevante, que a contagem do prazo seja reiniciada. Fica proibida a discriminação de candidatos por sexo, idade, estado civil, religião, e outro qualquer requisito de acesso ao cargo deverá ter a devida previsão legal. As inscrições poderão ser feitas pela internet e, em caso de mais de 50 inscritos por região, terá que haver a realização da prova em pelo menos uma capital por região brasileira.

Também fica explícita a obrigatoriedade de todos os aprovados para o número de vagas do edital serem chamados e a proibição de realização para formação de “cadastro reserva”. 

Além disso, a taxa de inscrição passa a ganhar um teto, que não pode ser superior a 3% do valor da remuneração inicial do cargo. Até mesmo os conteúdos das provas deverão obedecer a certos padrões, como ser compatíveis com as atribuições dos cargos, ou não poderem ser cobradas posições ou jurisprudências consideradas minoritárias. Também fica garantido o acesso ao Judiciário para a impugnação do edital no todo ou em parte, para a discussão da legalidade e dos critérios de correção da prova, além de outros pontos.

Rollemberg lembrou que Brasília já conta com lei distrital semelhante, e que esse é o grande momento de o país ter uma lei geral que defina, com segurança jurídica, a seleção dos melhores quadros do serviço público brasileiro. O substitutivo foi apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde recebe caráter terminativo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra