terça-feira, 20 de novembro de 2012

Senado aprova criação de 171 cargos comissionados no governo


Erich Decat
Folha de S. Paulo     -     20/11/2012





BRASÍLIA - O Senado aprovou hoje a criação de 171 cargos comissionados e funções gratificadas no Ministério da Integração Nacional, Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), Sudam, Sudene e Sudeco - Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. O governo encaminhou o pedido para a criação dos cargos em 2008, no governo do ex-presidente Lula, com a previsão de impacto anual no Orçamento de R$ 7 milhões.


O Congresso levou mais de quatro anos para aprovar a criação dos cargos. O projeto foi encaminhado ao Legislativo antes da "faxina" promovida pela presidente Dilma Rousseff no órgão. O texto segue para sanção da presidente.


Em setembro de 2011, sete novos diretores foram indicados pela presidente depois de denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes e órgãos ligados à pasta.


As denúncias também resultaram no afastamento do então ministro Alfredo Nascimento (PR), responsável por encaminhar ao Congresso o pedido de criação dos cargos.

O projeto prevê 12 funções comissionadas para o Dnit para a criação de superintendências do órgão em Estados onde não há sede - como Roraima e Amapá.


Os cargos foram criados com o apoio de governistas e da oposição - que cobrou o preenchimento dos cargos sem indicações políticas.


"Estamos dando esse crédito de confiança ao governo para que os cargos sejam criados, mantendo a expectativa de que a ocupação dessas funções observe a meritocracia, e que não sejam mais um instrumento de aparelhamento desses órgãos", disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), ex-presidente da Sudene.


Na justificativa do projeto, o Executivo diz que as autarquias foram criadas em 2007 e estruturadas com cargos das extintas Adene e ADA (Agências de Desenvolvimento do Nordeste e da Amazônia) - mas as vagas não foram suficientes para a "nova estruturação" dos órgãos.


"Os cargos propostos serão empregados para o fortalecimento institucional das novas entidades, com vistas ao cumprimento da função de órgãos planejadores de programas e ações voltados ao desenvolvimento regional", afirma o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), relator do projeto.


Em relação ao Ministério da Integração Nacional, o texto encaminhado pelo Executivo afirma que serão alocados na Superintendência de Estrutura Hídrica para ampliar o projeto de revitalização e integração de bacias do rio São Francisco.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra