quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Senado vai avaliar funcionários


João Valadares
Correio Braziliense     -     15/11/2012





A bonificação por desempenho - que hoje garante 60% a mais em todos os salários da Casa - vai variar de 40% a 100%, de acordo com critérios objetivos


Depois de quase dois anos, o Senado Federal vai regulamentar a gratificação de desempenho sobre os vencimentos básicos dos servidores da Casa. A decisão de regularizar os critérios de concessão do pagamento extra foi tomada, na tarde de ontem, pela Mesa Diretora. Até agora, o bônus continua sendo pago sem nenhuma avaliação técnica para medir o desempenho profissional de cada funcionário. 


Como ainda não há regulamentação em relação ao tema, o bônus de 60% sobre o salário-base entra na conta de todos os servidores automaticamente. A expectativa é que, após a decisão da Mesa, um projeto de resolução seja formulado para que a questão chegue o mais rápido possível ao plenário para votação dos senadores.

O Senado Federal tem 6.413 servidores na ativa. Apesar da determinação, ainda não há data fechada para votação do projeto de regulamentação da gratificação. Como existem várias matérias acumuladas, dificilmente a questão será votada neste ano. A bonificação foi regulamentada por lei em 28 de julho de 2010, que alterou o plano de carreira dos servidores do Senado Federal, instituído em 1993.


Quando o sistema de gratificação foi aprovado, em 2010, a legislação especificava um prazo de 180 dias para que todos os critérios de avaliação — que viabilizariam o pagamento do bônus com base em regras objetivas — fossem definidos. A questão foi se arrastando e os recursos continuaram a ser pagos sem nenhum tipo de balizamento. Com a nova determinação da Mesa, que ainda precisa ser aprovada pelos senadores para entrar em vigor, os funcionários devem receber uma gratificação que varia entre 40% e 100% do salário básico, relativa ao desempenho individual efetivo de cada servidor.


A lei diz que, enquanto os critérios de desempenho não forem regulamentados, os funcionários permanecem recebendo o percentual de 60%. Os percentuais relativos ao desempenho terão vigência semestral e resultarão da atuação do servidor, observada no semestre anterior. 


De acordo com a legislação, a gratificação integra os proventos de aposentadorias e pensões. Aqueles que ocupam cargos efetivos no Senado Federal, quando cedidos a outros órgãos, também terão o direito a receber os extras. Nesses casos, a bonificação será calculada por uma tabela específica.

O dispositivo legal determina que, na hipótese de redução da remuneração, do provento ou da pensão, em razão de aplicação do disposto na legislação, a eventual diferença será paga a título de parcela complementar, de natureza provisória.

6.413


Total de servidores do Senado Federal

Bônus sem critério


60%


Percentual de gratificação de desempenho sobre os salários básicos pago hoje sem qualquer critério ou avaliação do servidor


60% a 100%


Percentual variável de gratificação após o Senado regulamentar o tema, ainda sem data definida

180 dias


Prazo previsto em lei, a partir do dia 28 de julho, para implantação dos critérios para nortear o pagamento do bônus

O que diz a legislação

Até a regulamentação, a gratificação será pega em seu percentual mínimo (60%)

Os percentuais de gratificação de desempenho valem por seis meses, de acordo com o desempenho do servidor no semestre anterior

A gratificação de desempenho integra aposentadorias e pensões



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra