segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Servidor federal poderá consultar valor da segunda parcela do 13º salário nesta semana


Djalma Oliveira
Jornal Extra     -    19/11/2012



  
Os cerca de 1,5 milhão de servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo federal vão receber a segunda parcela do 13º salário no dia 3 de dezembro. Mas, a partir desta semana, já será possível consultar o valor do abono natalino pela internet. Entre amanhã e a próxima quinta-feira, segundo o Ministério do Planejamento, a prévia do contracheque do 13º deverá estar no Siapenet, o site do Sistema de Administração de Pessoal da União.

Para verificar a quantia e começar a se planejar para as compras de fim de ano, o servidor deve acessar o site www.siapenet.gov.br e clicar no link “Servidor” ou “Pensionista”. Para o primeiro grupo, é preciso informar a identificação única (matrícula precedida do número zero). As pensionistas devem fornecer apenas a matrícula. O passo seguinte é digitar o nome de usuário e a senha. A segunda parcela do 13º será paga na mesma data do salário relativo a este mês.

A enfermeira lotada no Exército Arlene Carvalho, de 54 anos, já tem planos para o 13º salário. O principal é guardar o dinheiro para arcar com as tradicionais despesas de início de ano:
— Tem aquelas contas em que temos desconto se pagamos à vista, como a anuidade do Conselho de Enfermagem e o IPTU. 

E ainda tem a faculdade e os cursos preparatórios para concursos públicos dos filhos. A gente precisa se planejar. Vou comprar apenas o necessário no fim do ano — afirma ela.

O Planejamento ainda não divulgou o valor da folha do 13º. Mas na primeira parcela, paga em julho, o total repassado foi de R$ 3 bilhões.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra