quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Câmara aprova reajuste para servidores do setor público e militares


Erich Decat
Folha de S. Paulo     -     05/12/2012





Brasília - A Câmara aprovou nesta quarta-feira (5) projeto que prevê o reajuste de 15,8% para diversas categorias do setor público e de 30% para os militares. A proposta segue para votação do Senado.


O reajuste para os servidores serão parcelados nos próximos três anos. O impacto orçamentário previsto em 2013 é de R$ 5,8 bilhões. Em 2015 esse valor deve chegar a R$ 18,5 bilhões.


Os reajustes foram acordados com os sindicados dos servidores e o governo federal antes do envio do Orçamento do próximo ano ao Congresso.

"As medidas propostas buscam suprir demanda dos órgãos e entidades por pessoal especializado e proporcionar aos servidores a valorização de suas remunerações, observados os parâmetros de mercado externo e as demais carreiras da Administração Pública Federal", disse a ministra Miriam Belchior (Fazenda) em trecho da proposta.


Entre as instituições que serão contempladas com o reajuste está a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Previdência, a Saúde, o Trabalho, a Seguridade Social, o Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Fazenda, a Imprensa Nacional, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Secretaria do Patrimônio da União, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).


A votação foi feita de maneira confusa. Vários deputados e assessores chegaram a questionar o que de fato estava sendo votado. Além dessa proposta, outras nove, como a que também prevê o aumento para os ministros do Supremo Tribunal Federal
e que criam mais de 10 mil cargos no âmbito do governo federal
, também foram aprovadas.


Integrantes da base aliada do governo e da oposição se posicionaram a favor das votações. Um dos poucos que questionaram a votação no plenário foi o deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS).


"É um Papai Noel para categorias que já têm presentes bem rechonchudos. Duvido que algum deputado aqui saiba o que está sendo votado", disse Júnior.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra