quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fórum de servidores diz que Operação Porto Seguro indica necessidade de governo valorizar meritocracia


Agência Brasil     -     26/12/2012




Brasília – O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que engloba 26 atividades do serviço público, divulgou hoje (26) comunicado no qual questiona o papel do Senado na análise de indicações para cargos diretivos de órgãos públicos e pede o fim das nomeações políticas.


Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio da Luz Belsito, “há concordância entre as entidades de servidores públicos de que se deve ter mais critérios e número menor de cargos de livre nomeação, caminho para reduzir as portas de participação de esquemas políticos que vêm se instalando nas estruturas de governo”.


Vice-presidente do Fonacate, Belsito ressalta a necessidade de reflexão sobre indicações políticas para funções públicas, principalmente depois que a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, descobriu uma rede de corrupção que envolvia diretores de duas agências reguladoras, indicados politicamente.


O fórum entende que a descoberta do esquema de corrupção “é mais um indicativo de que é preciso reduzir o número de cargos de confiança, exigir qualificação técnica para quem ocupa funções diretivas e valorizar as carreiras típicas de Estado, priorizando-se a meritocracia”.


O comunicado do Fonacate  questiona a competência do Senado para analisar “criteriosamente” as indicações para cargos diretivos em órgãos públicos como agências reguladoras e a Advocacia-Geral da União (AGU), “de cujos pretendentes a Constituição exige reputação ilibada”.


O dirigente ressalta ainda que, quando o governo faz contratações em caráter temporário, “expõe o Estado a riscos evitáveis, desvaloriza o instituto do concurso público, enfraquece os quadros efetivos de servidores, precariza as relações de trabalho e fragiliza o serviço público como um todo”.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra