domingo, 9 de dezembro de 2012

Funcionalismo federal terá reajuste de até 30% a partir de janeiro de 2013


Alessandra Horto
O Dia     -     09/12/2012





Rio -  Oito em cada 10 funcionários federais vão receber aumento nos próximos três anos. Definido somente como reposição inflacionária pelas entidades representativas, o reajuste foi garantido esta semana após ser aprovado em sessão relâmpago na Câmara. Os projetos vão tramitar no Senado e possivelmente serão votados sem alterações na Casa.


Os reajustes são de até 30% e parcelados entre 2013 e 2015. Os novos valores serão válidos a partir de janeiro e chegam ao bolso do servidor em fevereiro. Já os docentes terão que aguardar abril para receber os novos vencimentos, pois o reajuste é a partir de março de 2013.


O governo federal deve editar portaria nos próximos dias para regulamentar o reajuste de benefícios dos servidores, como plano de saúde e auxílio-alimentação. Os valores serão aplicados a partir de 1º de janeiro.


A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) reclamou que os projetos foram aprovados sem alterar alguns trechos que ficaram diferentes do acordo feito com o Ministério do Planejamento.


O setor jurídico verificou a ausência de emenda que corrigia item firmado em negociação com os servidores do Hospital das Forças Armadas e que não constou no projeto. O trecho iguala a tabela dos servidores do HFA com a do PGPE antes de aplicar os valores reajustados da gratificação da categoria.


Outra preocupação da Condsef é incluir, ainda no Orçamento de 2013, os aumentos para categorias que não negociaram com o governo no início do segundo semestre, como Incra e agências reguladoras. Para isso, negocia com senadores, já que os deputados deixaram claro, durante a votação de quarta-feira, que o Legislativo não poderia aprovar emenda que resultasse em aumento de despesa.


NEGOCIAÇÕES APROVADAS


PODER EXECUTIVO


A Câmara aprovou reajuste de 15,8% na remuneração de 24 classes a serem pagos de forma escalonada nos próximos três anos.


PODER JUDICIÁRIO


Servidores do Judiciário Federal terão aumento de 26,66% em três anos (2013 a 2015). Os deputados aprovaram substitutivo que diminuiu de 100% para 90% os percentuais de aumento da Gratificação de Atividade Judiciária. O Sintrajufe/RS elaborou tabela com aumento, em http://goo.gl/SzMqj.

FORÇAS ARMADAS


O reajuste dos soldos das Forças Armadas de 30% também foi escalonado em três anos. Sargentos e cabos se queixaram do aumento por defender que as classes já acumulam perdas inflacionárias de 145%. Já os oficiais defenderam que a correção parcelada foi um avanço ante a expectativa de congelamento da renda.

EDUCAÇÃO


A assinatura do acordo que garantiu aumento entre 25% e 40% para os professores do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico foi marcada por polêmica. O documento foi assinado pela Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes). Na época, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), entidade com maior número de associados e contra o índice proposto pela União, argumentou que o governo acordou o reajuste com categoria pouco representativa.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra