quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mais servidores ganham aumento


Vera Batista
Correio Braziliense      -      20/12/2012




Seis categorias que se recusavam a fazer acordo com o governo voltaram a negociar e aceitaram receber os 15,8% (em três parcelas até 2015) dados à maior parte do funcionalismo. Entre os beneficiados está o pessoal do BC, da Receita, da Susep e do Incra

Decisão do governo de reabrir negociação salarial com funcionários de elite do Poder Executivo terá impacto na folha de pagamento em 2013

A União terá uma despesa adicional de R$ 901,3 milhões, em 2013, como resultado da segunda fase de negociação com os servidores de elite do Executivo, os chamados sangues azuis. O impacto, segundo o Ministério do Planejamento, se refere apenas aos acordos fechados com metade das categorias de grevistas que, durante a campanha salarial, em julho e agosto, recusaram a oferta de reajuste de 15,8%, em três parcelas, até 2015. Os acertos foram concluídos às pressas, porque ainda precisam ser apreciados pelo Congresso.

Ontem, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, enviou ao Legislativo a proposta de alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para incluir as verbas necessárias para as correções nos salários. 

Decidida na última hora, a medida aumentou a pressão sobre os congressistas, que se debatiam diante da falta de acordo em torno de diversos itens da proposta orçamentária. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), precisou suspender a votação para tentar resolver os impasses.

O Orçamento para 2013 deverá se votado pela comissão ainda hoje, mas a apreciação do assunto pelos plenário do Congresso poderá ficar para o início de 2013, segundo anúncio feito no início da noite de ontem pelo presidente da Câmara, Marco Mais (PT-RS).

Mão pesada

As categorias que aceitaram o reajustes foram os servidores do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep); analistas e especialistas de infraestrutura; auditores da Receita Federal e do Trabalho; e funcionários do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra). Permanecem irredutíveis os servidores das Agências Reguladoras, da Polícia Federal (agentes, escrivães e papiloscopistas), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Ainda que curvados diante da mão pesada da equipe da presidente Dilma Rousseff , eles procuraram impor algumas condições. Exigiram a criação de grupos de trabalho (GT) para discutir a reestruturação e a valorização das carreiras.

Os servidores que rejeitaram a proposta do Planalto alegam que, mais do que dinheiro, precisam de mudanças estruturais. “Se nosso objetivo é o reconhecimento enquanto carreiras de Estado, não podemos nos dobrar a qualquer posição ou imposição governamental, da mesma forma que, no nosso dia a dia, nos deparamos com posições e imposições para atuarmos em situações das quais, muitas vezes, discordamos e, vez por outra, não fazemos pelas nossas próprias convicções”, afirmou, em nota, o Sindicato dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências). Em assembleia, ontem, 91% da categoria rejeitou os 15,8%.

A Diretoria Executiva Nacional do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) se reuniu, na quinta-feira, com o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto, para propor a instalação dos grupos de trabalho e a discussão da Lei Orgânica do Fisco (LOF), além de uma avaliação de modelos de ganhos remuneratórios vinculados à arrecadação que serão discutidos com o Ministério da Fazenda, em 15 de janeiro.

 PEGAR OU LARGAR

Parte da elite do funcionalismo os servidores recua e aceita proposta do governo

Disseram sim

 Auditores fiscais da Receita e do Trabalho

 Servidores do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep)

 Analistas e especialistas em infraestrutura

Funcionários do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra)

Disseram não

 Servidores das agências reguladoras

 Polícia Federal (agentes, escrivães e papiloscopistas)

 Servidores do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)

 Servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

Fonte: Ministério do Planejamento


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra