terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Orçamento pode ter nova mudança para reajuste de servidores federais


Agência Senado     -     18/12/2012




Na reta final da votação da proposta orçamentária, o governo enviou na noite desta terça-feira (18) um ofício ao Congresso para que o aumento de 15,8% para servidores federais, que será concedido ao longo de três anos, também seja estendido a grupos que não haviam participado do acordo do reajuste - como é o caso de determinadas carreiras do Banco Central, da Receita Federal, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre outros.

Para atender a esses grupos, o governo federal pretender remanejar um total de R$ 901,3 milhões - ou seja, deve retirar esses recursos de outras despesas que estavam previstas no Orçamento. 

Horas antes, o relator-geral da proposta orçamentária, senador Romero Jucá (PMDB-RR), já havia adiantado que essa medida, se concretizada pelo governo, não resultaria em aumento de despesas.

Retroativo

Além disso, para viabilizar a medida neste momento, não bastam as mudanças que o relator-geral terá de fazer. Por uma questão legal, o Executivo terá de apresentar ao Congresso um projeto que altere a atual Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi aprovada no final do primeiro semestre. E essa alteração terá de ser aprovada antes da votação da proposta orçamentária - que está prevista para esta semana.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra