quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Regulamentação do direito de greve pode sair em 2013, diz Planejamento


Agência Câmara Notícias     -     20/12/2012




O secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, anunciou que a regulamentação de negociações coletivas entre governo e servidores públicos pode receber um encaminhamento em 2013.

 “Nós podemos deixar um grande legado, que é a institucionalização da negociação coletiva e da regulamentação do direito de greve. A greve é um direito, escrevemos isso na constituição”, disse o secretário na audiência pública que discute, entre outros assuntos, a revisão de salários de servidores públicos.

Ele respondeu a críticas de representantes dos servidores públicos, que anteriormente defenderam a instituição de negociações anuais, tais como ocorre no setor privado.

Sérgio Mendonça defendeu o governo na audiência. Segundo ele, a responsabilidade do setor público é maior que a do privado ao negociar reajustes. “Uma empresa privada quando toma decisão de reajustar e erra, ela demite. Aqui não se demite.”

Ele lembrou ainda que, desde 2003, 105 acordos foram feitos com servidores. Não são os acordos ideais, disse, mas os dois lados cederam.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra