sábado, 8 de dezembro de 2012

Suspensão proibida


Lorena Pacheco
Correio Braziliense     -     08/12/2012





Após um ano em tramitação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 368/2011 — que proíbe suspensão de concursos federais e de nomeações no Poder Executivo — foi aprovado ontem na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Antes de ir a votação no plenário da Casa, o texto precisa ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça, o que deve acontecer na próxima semana.

O debate sobre o tema começou quando, em março do ano passado, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, determinou o congelamento da maior parte das seleções previstas e das convocações de aprovados, como parte de um pacote de ajuste fiscal para cortar gastos. À época, Miriam disse que o governo não mais permitiria novos concursos públicos por tempo indeterminado, salvo algumas exceções.

Terceirizados

A proponente do PDL, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), argumenta que, no caso das nomeações, é dever do Poder Público empossar os selecionados, que venceram todas as etapas do certame. Ela ainda questiona o fato de a proibição dos concursos ser acompanhada do aumento no número de contratos de trabalhadores terceirizados. 


De acordo, o relator da proposta, deputado Roberto Santiago (PSD-SP), diz que a ministra ultrapassou os limites quando autorizou a suspensão e deu andamento ao texto na Câmara.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra