quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Concurso Público Já – 400 Auditores-Fiscais do Trabalho podem se aposentar a qualquer momento


BSPF     -     31/01/2013




Cerca de 400 Auditores-Fiscais do Trabalho podem se aposentar a qualquer momento. Esse fato só aumenta a urgência da realização de Concurso Público para o cargo, um dos principais pleitos do Sinait, não só para garantir a proteção dos trabalhadores brasileiros  - que correm riscos todos os dias em seus ambientes laborais e têm seus direitos trabalhistas desrespeitados de forma contumaz -,  como pela valorização e melhoria das condições de trabalho dos integrantes da categoria.

Atualmente, 2.945 Auditores estão na ativa.Existem 3.643 cargos de Auditor-Fiscal do Trabalho criados por Lei. São 698 cargos vagos, de acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP. Para a presidente do Sinait, Rosângela Rassy, o novo concurso deveria ser para, no mínimo, 1.098 vagas, mas  o pedido de autorização de concurso feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE  ao MP é de somente 629,  o que não repõe nem  as vacâncias, “e agora esse número precisa ser corrigido diante das iminentes  aposentadorias”, alerta Rosângela.

Números insuficientes


O número atual de Auditores-Fiscais do Trabalho, e o número de cargos previstos em Lei, estão muito aquém do apurado pelo estudo apresentado no ano passado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA,  pelo qual seriam necessários em torno de 5.800 Auditores-Fiscais do Trabalho a mais, ou seja, mais de oito mil, para dar conta do número de empresas fiscalizadas e de trabalhadores que devem ser alcançados.

O Instituto apontou que, enquanto o número de Auditores-Fiscais do Trabalho se manteve na faixa dos três mil nos últimos 20 anos, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) demonstrou um aumento de 52 milhões de trabalhadores ocupados em 1990 para 73,9 milhões em 2009. Já o levantamento da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, registrou mais de 7,8 milhões de empresas estabelecidas no Brasil em 2011.

Durante o 30º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, em novembro de 2012,  o Auditor-Fiscal do Trabalho Marcos Botelho (MG), especializado em Saúde e Segurança, demonstrou, durante uma mesa redonda, que há 1 (um)  Auditor-Fiscal para cada 25.114 empregados, levando em consideração que 85% do quadro atual estão voltados para fiscalizações externas.

Consequências


Uma das consequências do Estado brasileiro ter um quadro diminuto de Auditores-Fiscais do Trabalho em relação ao crescimento econômico e o aumento do número de empregos formais no país é a quantidade de acidentes de trabalho registrados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. Foram 711.164 acidentes ocorridos em 2011, sendo 2.753 fatais. Preocupado com a questão, o Sinait tratou desse tema em sua Campanha Institucional 2012.

Pedido de atuação do MTE


Nesta quarta-feira, 30 de janeiro, o Sinait entregou mais uma solicitação ao ministro do Trabalho e Emprego Carlos Brizola, para que o MTE solicite o aumento das vagas a serem autorizadas pelo MP no próximo concurso, como forma de garantir a eficácia da atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho.

Fonte: Sinait



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra