quarta-feira, 27 de março de 2013

Adiada votação de PEC que obriga divulgação de salários de servidores e empregados públicos


Agência Senado     -     27/03/2013




Foi adiada nesta quarta-feira (27), por pedido de vista coletiva, a votação de proposta de emenda à Constituição de iniciativa do senador Roberto Requião (PMDB-PR) que obriga a divulgação da remuneração de servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive das empresas públicas e sociedades de economia mista (PEC 3/2012). Emenda apresentada por Luiz Henrique, relator da matéria, estende esta exigência às autarquias e fundações públicas.

Embora se diga favorável à medida, o senador Humberto Costa (PT-PE) considerou que a divulgação dos ganhos de dirigentes de entidades públicas que competem no mercado com empresas privadas poderia trazer prejuízos a suas operações. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acredita que a aprovação da PEC 3/2012 não vai ameaçar a competitividade das empresas públicas.

- Algumas empresas privadas já têm por norma revelar a remuneração de seus funcionários e consideram que isso não prejudica a competitividade - afirmou Suplicy.

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) sustentou que deve haver publicidade dos vencimentos de qualquer pessoa "que põe a mão em dinheiro público".

A maior parte dos órgãos públicos federais, dos três poderes, já divulga a remuneração dos seus servidores com base na Lei de Acesso à Informação (Lei 11.527/2011). As empresas públicas e as sociedades de economia mista, no entanto, não se submetem à disposição.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra