segunda-feira, 25 de março de 2013

Cristovam defende instituição de carreira nacional para professores


Agência Senado     -     25/03/2013




O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou a defender, nesta segunda-feira (25), a criação da carreira nacional do magistério, com direitos e deveres comuns a todos os professores do país. O senador afirmou que todo brasileiro tem direito a um ensino de qualidade e que a carreira nacional de professor ajudaria na solução de problemas como o não cumprimento do piso salarial dos professores por parte de alguns estados e municípios.

- É nisto que venho insistindo: na ideia de uma carreira nacional de professor, uma carreira de Estado, em que o professor seja como o funcionário do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do Ministério Público, da Justiça, do Senado, da Câmara, de qualquer dos órgãos do Estado brasileiro – disse.

O senador recordou que a lei que instituiu o piso salarial para professores teve origem em um projeto de sua autoria e demandou muita luta. Ele lamentou que estados ricos como Minas Gerais e Rio Grande do Sul não estejam pagando o piso aos seus professores.

- Por que o professor de uma criança que nasce em um estado ganha o piso e o professor de um menino que nasce em outro Estado não ganha o piso? Não são brasileiros os dois? Por que o Brasil nega a alguns brasileiros a educação e oferece, ainda que ruim, a outros? – indagou.

Cristovam explicou que a "federalização" da educação ajudaria as prefeituras que não possuem recursos suficientes para pagar o piso, já que o ônus seria assumido pela União.

- O federalismo tem que ter um ponto que ninguém possa contestar: escola igual para todos. Existe um federalismo bom e um ruim. O federalismo ruim é o que diz: Cada Estado que se vire. O federalismo bom é o que diz: A escola vai ser igual para todos – afirmou.

Em aparte, os senadores José Agripino (DEM-RN) e Ana Amélia (PP-RS) elogiaram Cristovam pelo pronunciamento e afirmaram que uma boa educação é fundamental para a competitividade do país. Para os senadores, o Brasil será ultrapassado, em termos de competitividade no plano internacional, se não revolucionar a área da educação.

- O que V. Exª quer, na verdade, é uma coisa que é a obrigação de quem faz política no Brasil perseguir, que é fazer do Brasil um país competitivo – disse Agripino.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra