sexta-feira, 15 de março de 2013

Explicações no MPT


Maria Eugênia
Jornal de Brasília     -     15/03/2013





O Ministério Público do Trabalho (MPT) convocou o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, para dar explicações sobre o congelamento salarial dos anistiados reintegrados à Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Isso porque, segundo os servidores, o reenquadramento dos 189 anistiados da agência foi feito utilizando os dados de remuneração e nível referentes às datas das demissões, alegando que a Abin possuía todas essas informações.


Sem reajuste

Com isso, os reintegrados ficaram à margem do reajuste concedido aos demais anistiados que foram enquadrados na tabela anexa ao Decreto 6.657/2008, como determina o art. 310 da Lei 11.907/2009.


Estatutários

A audiência será realizada no dia 3 de abril, às 14h30, na sede do MPT. Já a Abin alega que os anistiados do órgão não receberam reajuste desde o seu retorno porque não são servidores estatutários e também porque a agência não possui um plano de empregos e salários para enquadrá-los. Os representantes do Governo disseram ainda que a Abin já solicitou ao Ministério do Planejamento um posicionamento sobre a não concessão de reajustes aos trabalhadores anistiados que não foram enquadrados na tabela do decreto.

Mesmo problema em outros órgãos

O Decreto 6.657/2008 estabeleceu os reajustes dos anos de 2009 e 2010 e, agora, para 2013, 2014 e 2015. A direção do Sindsep-DF denunciou ao MPT que anistiados de outros órgãos da Administração Pública Direta também estão sem reajuste desde que retornaram ao serviço público, o que levou o Ministério Público a convocar a SRT/MPlanejamento a prestar esclarecimentos.


Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra