sábado, 30 de março de 2013

Ministério da Integração demonstra intenção do governo de extinguir Dnocs


BSPF     -     30/03/2013




A reunião que a Bancada do Nordeste na Câmara de Deputados teve no Ministério da Integração Nacional para falar de um projeto de reestruturação para o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) terminou em frustração. Foi o que informou o deputado federal Eudes Xavier que esteve no encontro. Segundo o deputado, o ministério não apresentou projeto de reestruturação e fez apenas um diagnóstico da situação atual do departamento.


A intenção do Ministério da Integração seria enviar um termo de referência ao Ministério do Planejamento propondo, entre outras coisas, a criação de uma empresa brasileira de gestão de recursos hídricos com sede em Brasília. Os deputados da bancada nordestina não aceitaram bem a exposição das ideias do ministério, tampouco a categoria que esperava finalmente por uma proposta objetiva e necessária de reestruturação do Dnocs. O órgão auxilia a população do semiárido brasileiro há mais de cem anos a lidar com as mazelas da seca e extrair de um ambiente hostil o sustento de milhares de famílias.

Na reunião, o deputado Eudes Xavier chegou a enfatizar que o Brasil não pode simplesmente ver extinta uma instituição centenária com a importância e as atribuições que o Dnocs possui. Os deputados solicitaram que a discussão do tema seja ampla e envolva os servidores e a sociedade. Como o termo de referência ainda não foi apresentado e nem enviado ao Planejamento, foi sugerida a formação de um grupo de trabalho (GT) com participação de pelo menos dois deputados de cada estado que compõem a região do semiárido atendida pelo Dnocs.

Diante das intenções apresentadas pelo governo, a mobilização em torno do fortalecimento do Dnocs deve ser intensificada e se torna fundamental. No dia 12 de abril um seminário sobre o tema será realizado em Fortaleza, no auditório do BNB. O seminário “As perspectivas de Atuação do Dnocs no Semiárido Brasileiro” já tem confirmadas as presenças do deputado Eudes Xavier, do Senador Pimentel e de representantes dos Ministérios do Planejamento e da Integração. O evento conta com o apoio do Sintsef-CE, entidade filiada a Condsef.

O assunto também será abordado no encontro nacional dos trabalhadores do Dnocs que acontece na sede da Condsef no dia 23 de abril. A Confederação, em conjunto com todas as suas entidades, vai seguir apoiando a luta do Dnocs pela adequada reestruturação do órgão. A unidade de todos faz-se imprescindível. Esta é uma luta pela valorização dos trabalhadores e por melhoras nos serviços prestados à população que há mais de cem anos conta com o Dnocs para superar os cruéis efeitos da seca.

Fonte: Condsef com informações do Sintsef-CE

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra