sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres representam 46% dos servidores do Poder Executivo


Dyelle Menezes
Contas Abertas     -     08/03/2013




As mulheres representam 46% da força de trabalho do Poder Executivo. Ao todo, a administração federal possui 241.635 servidoras públicas federais civis ativas. É a maior quantidade de mulheres dos últimos três anos. Os dados são referentes ao Boletim Estatístico de Pessoal, produzido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O número representa aumento de 1,7% em relação às 237.447 servidoras de 2011. Em 2010, 233.438 mulheres eram ativas no funcionalismo público do Poder Executivo. Em 2009, as mulheres chegaram ao número recorde de 244.848, o maior dos últimos 16 anos. (veja tabela)

O relatório do MPOG apontou outros dados da força feminina de trabalho. A média de idade das mulheres ativas nos órgão da administração é de 45 anos. Quantitativamente, a Pasta que mais utiliza esse gênero é o Ministério da Educação (MEC), com 116.005 mulheres, seguida pelo Ministério da Saúde e da Previdência Social, com 29.164 e 21.347 servidoras ativas, respectivamente.

Entre as 27 unidades da Federação com servidores ativos do Poder Executivo Federal, apenas Amapá e Roraima possuem mais mulheres do que homens na força de trabalho. No Amapá, dos 8.491 servidores, 53,2% são mulheres. Já em Roraima, o percentual é maior. Do total de 8.339 funcionários públicos, 57% referem-se à força de trabalho feminino.

Segundo Renato Grinberg, especialista em mercado de trabalho, as mulheres estão cada vez mais capacitadas e assumindo cargos de maior relevância em diversos âmbitos. “O crescimento da mulher no funcionalismo público é importante e uma tendência natural, que acompanha o próprio ritmo de crescimento no mercado de trabalho de maneira global”, afirma.

Para Grinberg, essa maior igualdade entre os gêneros favorece o ambiente de trabalho “É importante pela troca de experiências. As mulheres veem a situação de determinada maneira e homens de outra, muitas trocas podem surgir a partir disso”, explica.

De acordo com o especialista, ainda existem muitas desigualdades entre os gêneros, porém a situação está mudando ao longo dos anos. “Esse movimento deve ser acelerado daqui para frente. Nos próximos cinco a dez anos a tendência é que diferenciação de gênero seja reduzida a quase nada ou acabe”, conclui.

Ao todo, entre homens e mulheres, o Poder Executivo possui 529.960 servidores civis ativos, que custam cerca de R$ 100 bilhões anualmente aos cofres públicos.

As fontes do relatório são o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – (Siafi) por meio da Secretaria de Gestão Pública do MPOG.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra