terça-feira, 13 de agosto de 2013

Servidores do Dnit darão retorno ao governo nesta quarta sobre proposta apresentada à categoria


BSPF     -     13/08/2013




Nesta segunda-feira, 12, a Condsef participou de uma audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado que abordou a situação dos servidores do Dnit, em greve em todo o Brasil. Além da Condsef, participaram também do debate representantes da comissão de negociação dos servidores, do Ministério do Planejamento e do próprio Dnit.

Os servidores destacaram o aumento das atribuições do Dnit em contraste com a crescente falta de condições de trabalho, problemas muitas vezes mascarados com a contratação de terceirizados em condições temporárias e não raro recebendo salários superiores a de concursados e com anos de experiência no departamento. Nesta quarta, 14, está agendada uma reunião na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Planejamento onde os servidores darão retorno ao governo sobre a proposta apresentada à categoria. A última proposta do governo não foge da média de reajuste de 15,8% já rejeitada por cinco vezes pela categoria. 

A Condsef criticou a postura adotada pelo governo que engessou as negociações e não tem permitido qualquer avanço nos debates instalados com os servidores. A categoria, inclusive, apresentou uma contraproposta para tentar abrir possibilidades para que o governo atenda as demandas mais urgentes colocadas, mas até o momento sem sucesso. Os servidores do Dnit buscam essencialmente a reestruturação de sua carreira e pleiteiam a equiparação de tabelas com agências que estão próximas de suas atribuições como é o caso da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

A falta de flexibilidade no diálogo com o governo vem sendo apontada pela categoria como complicador num processo de negociação onde se deve privilegiar a busca pelo consenso. O próprio secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, que chegou a ser vaiado por servidores do Dnit presentes na audiência, admitiu, conforme nota publicada no site do Senado, que é “inquestionável” o fato de que os salários do Dnit estejam abaixo dos verificados nas agências reguladoras. Mendonça destacou a disposição do governo em estimular concursos e negociar com a categoria.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra