segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Servidor do Ibama responderá a processo penal por falsificação de documento público


BSPF     -     27/01/2014




A decisão é da 3.ª Turma. Por decisão da justiça federal de primeira instância, foi recebida denúncia e autorizada quebra do sigilo bancário de um investigado sob a acusação de haver concedido, na qualidade de servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Barreiras, documentos públicos ideologicamente falsos que autorizavam o desmatamento em várias áreas da Fazenda Estrondo/BA, beneficiando terceiros.

O servidor público é acusado de ser o responsável por, em 18/11/2002, autorizar desmatamento irregular no município de Formosa do Rio Preto/BA. Foram no total 69 autorizações, em um único dia, para aproximadamente 49.000 ha.

Sete meses depois, em vistoria à fazenda Estrondo, foram encontrados outros documentos assinados por ele, todos em nome da Companhia de Melhoramentos do Oeste da Bahia (CMOB) e Delfin Rio S.A. Créditos Imobiliários. Os documentos foram emitidos, segundo consta nos autos, com base em supostos laudos técnicos de engenheira do órgão.

O acusado afirma que tudo foi realizado tendo em vista o devido processo legal, no qual o proprietário/beneficiário das terras teria cumprido todas as exigências para o desmatamento.

Foi aberto um processo administrativo disciplinar no IBAMA, pela presidência do órgão, contra o agente público, onde ficou comprovado que em nenhum documento assinado pelo acusado havia carimbo de protocolo e que as taxas de vistoria foram pagas após as autorizações, o que leva a conclusão de inexistência de vistoria e de laudo técnico.

Com base no Código Penal, o Ministério Público Federal apresentou denúncia contra o servidor público. Ele responde por omissão de informações e inserir declarações falsas em documentos públicos.

Em recurso ao TRF1, o servidor tentou anular a decisão que recebeu a ação penal e autorizou acesso às suas contas bancárias. Ao analisar o recurso, o relator, juiz federal convocado Klaus Kuschel, entendeu que os fatos narrados na denúncia e os indícios de sua prática constantes dos autos são suficientes para a abertura da ação penal e que a quebra do sigilo bancário foi devidamente fundamentada, nos termos da Lei Complementar 105/2001. 

O voto foi acompanhado pelos demais membros da Terceira Turma.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra