terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Servidor em campanha


Vera Batista
Correio Braziliense      -      21/01/2014




Os Servidores Públicos federais lançam hoje a campanha salarial de 2014 com atos em todos os estados do país. Em Brasília, vão se reunir, desde cedo, no espaço do servidor, próximo ao Bloco K da Esplanada dos Ministérios, ao lado da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), do Ministério do Planejamento. Esse será o início de uma nova queda de braço com o governo para tentar não apenas antecipar para este ano a parcela de reajuste de 5% (a última das três previstas até 2015), mas também pressionar a presidente Dilma Rousseff a definir uma política salarial permanente, estabelecer a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, e criar uma data-base para a categoria.

Do calendário de manifestações constam uma marcha dos trabalhadores no Distrito Federal, em 5 de fevereiro; debate, no dia seguinte, sobre a dívida pública, considerada um dos principais agravantes da falta de investimentos no setor público; e indicativo de greve para a primeira semana de março, caso o governo não atenda as reivindicações. "Padecemos com a perda de poder aquisitivo. A inflação acumulada de 2012 e 2013 quase ultrapassa os 12%. Basta isso para provar que os 15,8%, em três anos, são inadmissíveis. Não tem como aceitar", reclamou Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

Projetos

Entre as prioridades, estão também a regulamentação da negociação coletiva, a fixação de diretrizes de plano de carreira e a retirada do Congresso Nacional de projetos que prejudicam os trabalhadores públicos. Segundo a Condsef, tramitam no Legislativo 27 projetos sobre direito de greve. Os servidores querem também o cumprimento, pelo governo, de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação. Há, igualmente, uma preocupação constante com a saúde financeira e a qualidade do atendimento dos planos de saúde.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra