sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Algemas penduradas em todo o País


Jornal de Brasília     -     07/02/2014




Agentes federais de todo o País participam, hoje, de protestos em frente às unidades da Polícia Federal, e vão pendurar literalmente as algemas contra o que eles chamam de “boicote imposto pelo atual governo”, considerado um “castigo pelas operações anticorrupção que abalaram o Poder Executivo na última década”.

Congelamento salarial

A Federação Nacional dos Policiais Federais afirma, em nota distribuída à imprensa, que, há várias décadas sem uma lei orgânica que reconheça suas atribuições que exigem formação acadêmica, agentes, escrivães e papiloscopistas da PF se tornaram os únicos cargos públicos que, na história do Brasil, amargam um congelamento salarial de sete anos, com perdas inflacionárias que já acumulam uma deterioração superior a 40%.

Carreiras esquecidas

Um dos efeitos mais sensíveis do sucateamento salarial, dizem, é a desvalorização da carreira dos agentes, escrivães e papiloscopistas da PF e a constatação de que uma carreira antigamente reconhecida foi desvalorizada em relação às demais. Atualmente, muitos ingressam provisoriamente e continuam estudando para outros concursos, que também exigem formação acadêmica, mas são carreiras não depreciadas pelo atual governo.

Números

Estatísticas oficiais do Ministério do Planejamento, segundo a Federação, “demonstram a impressionante queda no número de agentes federais em todo o País”. Somente no ano passado, 230 agentes federais desistiram da profissão ou “penduraram as algemas”. Dos cargos esvaziados, metade desistiu no início da carreira, e o restante se aposentou, de acordo com a categoria.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra