domingo, 9 de fevereiro de 2014

Concurso Público: Saiba o que determina a legislação sobre a convocação extraordinária de aprovados


BSPF     -     09/02/2014




Cursinhos preparatórios, livros, apostilas e videoaulas. Vale de tudo para quem almeja um cargo no serviço público. Há que enfrente uma rotina de até doze horas de estudo para alcançar o tão desejado cargo na administração pública. Dados da Associação Nacional de Proteção e Amparo aos Concursos indicam que todos os anos pelo menos 13 milhões de pessoas com idade entre 16 e 29 anos entram na disputa por uma vaga nas três esferas do governo.

Mas, ser classificado na prova objetiva não implica em convocação imediata, podendo o candidato aguardar anos para tomar posse. A assistente social, Cristiana Monteiro, que mora a 25 quilômetros de Brasília, por pouco deixa de assumir. Ela conta que foi avisada por amigos apenas cinco dias antes de expirar o prazo previsto no edital, quase quatro anos após o resultado do concurso.

“Em 2006 surgiu esse concurso para a Secretaria de Saúde para o cargo de assistente social. Eram em média 30 vagas e o concurso tinha validade de 2 anos prorrogável por mais 2. Foram chamadas as pessoas dentro do número de vagas e com o passar do tempo foram sendo chamados aos poucos. No meu caso eu fui chamada cinco dias antes de expirar o concurso, em dezembro de 2010. Nessa época eu não cheguei a receber nenhum comunicado com relação a convocação. Eu fiquei sabendo por alguns amigos que viram o Diário Oficial e me ligaram avisando”.

O caso de Cristiana reflete uma situação vivenciada por muitos concurseiros país afora: a perda da convocação via Diário Oficial. Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça deu provimento em recurso de professores de São Paulo que perderam a convocação extraordinária feita pelo órgão. No caso, os aprovados chegaram a buscar uma nova convocação, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) negou o pedido, por entender que os candidatos têm a obrigação de acompanhar o edital. Já no STJ, o ministro relator, Napoleão Nunes Maia Filho, disse que o entendimento da justiça paulista divergiu da jurisprudência consolidada no Tribunal. Para ele não é razoável exigir do aprovado o acompanhamento da nomeação, por mais de dois anos, no Diário Oficial.

Segundo o consultor legislativo e advogado, João Trindade, há um aparente conflito no que diz respeito as formas de comunicar os candidatos aprovados na hora da convocação.

“A previsão que há na Lei 8.112 que é a Lei que rege os servidores públicos federais, mas que é em geral tida como parâmetro também nos Estados é a publicação no Diário Oficial. Esse é o instrumento de publicação oficial. Só que essa interpretação do STJ de que deve também haver algum tipo de intimação pessoal, quer dizer, que o candidato deve também notificado pessoalmente ou por email, carta ou telegrama, ela se baseia numa interpretação da Lei de processo administrativo que é a Lei 9784.”

De acordo com o vice-presidente da Associação Nacional de Proteção e Amparo aos Concursos, Wilson Granjeiro, existe um entendimento comum adotado pelas Cortes Superiores em relação ao tema.

“O que está pacificado nos Tribunais Superiores e também no STF é de que a publicação não pode ser feita exclusivamente em Diário Oficial, no Diário Oficial da União, no Diário Oficial da Justiça ou no Diário Oficial do Estado, enfim, você tem que fazer a comunicação via fax, via email, via telex para o candidato aprovado. Está pacificado, têm várias decisões favoráveis à candidatos que perderam o prazo, porque o órgão, a entidade se limitou a fazer a divulgação apenas no Diário Oficial.

Embora existam decisões favoráveis à candidatos aprovados que perderam a convocação tardia no Diário Oficial, não há na Lei prazo específico que determine a intimação pessoal, conforme explica o advogado, João Trindade.

“O STJ sempre fala o seguinte quando for muito longo o prazo entre o resultado do concurso e a convocação aí deve haver intimação pessoal. Nesse caso específico que foi deferido agora, o prazo era de quatro anos. Realmente é um pouco desarrazoado, você esperar que alguém quatro anos depois do concurso fique acompanhando o Diário Oficial todo dia. Mas não tem um prazo. Mas como não é algo previsto expressamente na Lei não tem prazo que diga, olha depois de tanto tempo a intimação vai ter que ser pessoal.”

Segundo Wilson Granjeiro, a maioria dos órgãos tem feito a convocação pessoal do candidato aprovado. Daí a importância de se manterem atualizados os endereços de email e residência tanto no momento da inscrição quanto durante o todo o processo seletivo.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra