terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Funcionários da Polícia Federal confirmam paralisação nesta terça-feira


BSPF     -     11/02/2014



    
Agentes, escrivães e papiloscopistas também se preparam para suspender as atividades nos dias 25 e 26

São Paulo – Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal irão suspender as atividades nesta terça-feira (11). Os profissionais, que representam cerca de 80% da PF, vão organizar manifestações diante das unidades da instituição, para denunciar o que consideram más condições de trabalho. Eles ameaçam realizar greve nos próximos dias 25 e 26.

Entre as principais reivindicações, estão a reestruturação da carreira e definição das atribuições dos agentes. "É uma situação urgente, a Polícia Federal não tem atribuição de fazer segurança para delegações estrangeiras, por exemplo, e precisamos resolver isso antes da Copa do Mundo. Mas queremos que todas as atividades estejam em lei para visualizarem a complexidade da nossa profissão”, disse o vice-presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luis Boudens.

A entidade afirma ainda que os funcionários estão há sete anos sem reajuste. “Em 2002, os nossos salários estavam no mesmo patamar dos auditores da Receita Federal e hoje ganhamos metade do que eles recebem. O governo nos colocou em um patamar abaixo do que deveríamos estar”, disse Boudens. A federação afirma que o órgão tem sofrido "um boicote oficial" do governo e acredita que isso ocorre por "uma espécie de castigo" pelas operações anticorrupção da PF, como a do chamado mensalão.

Segundo pesquisa de 2013 divulgada pela Fenapef, 90% dos policiais sentem-se subaproveitados na corporação, 70% consideram ter a saúde afetada com o trabalho e 30% admitem tomar medicamento controlado, passando por tratamento psicológico e/ou psiquiátricos. "Precisamos parar e mostrar para toda a sociedade que a Polícia Federal está na UTI. O governo tem de retomar as linhas de negociação", diz Boudens.

A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça e representantes do governo informaram que não se manifestam sobre movimento grevista ou paralisações.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra