quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PEC 170: Comissão Especial realiza audiência pública para discutir aposentadoria por invalidez do servidor


BSPF     -     13/02/2014




A proposta de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB/RJ) garantirá proventos integrais aos servidores que se aposentarem por invalidez.

A Comissão Especial destinada a emitir parecer à Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 170/2012, que trata de aposentadoria por invalidez no serviço público, em reunião nesta quarta-feira (12) deliberou pela realização de audiência pública, na próxima semana, no dia 19, às 14 horas, em plenário a definir, para discutir o tema.

A proposta de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB/RJ), caso aprovada, dará nova redação ao inciso I do § 1º do art. 40 da Constituição Federal, que garantirá proventos integrais aos servidores que se aposentarem por invalidez.

A PEC 170 foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC no dia 13 de agosto do ano passado. A deputada também é autora da PEC 270/2008, atualmente Emenda Constitucional nº 70/2012, que concede a aposentadoria integral em casos de invalidez a servidores que ingressaram no serviço público até 31 de dezembro de 2003. A PEC estende a paridade e a integralidade em casos de aposentadoria por invalidez a todos os servidores públicos.

Para o deputado Marçal Filho (PMDB/MS), relator da proposta e autor do requerimento da audiência pública, é necessário que haja uma ampla discussão sobre o assunto. Para que isso aconteça, foram convidados para o debate a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho e o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Além deles, representantes de entidades também vão participar, como o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social – ANMP, Jarbas Simas; o presidente da Associação Nacional dos Servidores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal - APSEF, Maria Cecília Landim; o presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas - Instituto MOSAP, Edison Guilherme Haubert; o presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Púbico Federal - Condsef, José Milton; o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União - Sindilegis, Nilton Rodrigues; e o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social - Anasps, Paulo César.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra