terça-feira, 8 de abril de 2014

Servidores da Zona Franca de Manaus assinam acordo que encerrou greve


Agência Brasil     -     08/04/2014




Representantes do governo e trabalhadores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) oficializaram hoje (8) o acordo que encerrou greve de 47 dias dos servidores. Os grevistas voltaram ao trabalho ontem (7). O documento prevê a implementação de uma portaria de 2010, que determina a flexibilização do horário de trabalho dos fiscais e a cessão gratuita de uma área na sede da Suframa para refeitório dos funcionários.

O acordo também estabelece prazo até 2015 para entrega das novas sedes da autarquia nas áreas de livre comércio de Santana e Macapá, no Amapá, e de Guarajá-Mirim, em Rondônia. A construção deve começar no segundo semestre deste ano. Está prevista ainda a reforma da Central de Fiscalização Rodoviária de Manaus, a realização de um levantamento da necessidade de treinamento e qualificação dos servidores, bem como a liberação para realizar cursos de pós-graduação em suas áreas de atividade.

Foi assinado também nesta terça-feira (8) aditivo a um acordo de 2012, determinando a criação de um grupo de trabalho para, no prazo de 210 dias, concluir estudos sobre a reestruturação de carreira da categoria. Os resultados das discussões servirão de base para um projeto de lei sobre o assunto.

As negociações com os trabalhadores foram conduzidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ao qual está vinculada a autarquia. A Agência Brasil entrou em contato com o Sindicato dos Servidores da Suframa (Sindframa) para comentar o acordo, mas ninguém atendeu aos telefonemas.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra