sexta-feira, 23 de maio de 2014

Comissão aprova mudanças nos planos de carreira de órgãos ambientais


Agência Câmara Notícias     -     23/05/2014




Proposta de autoria do Poder Executivo altera cargos do ICMBio, Ibama e Ministério do Meio Ambiente.

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (21) proposta de modifica os planos de carreiras de vários órgãos ambientais. O Projeto de Lei 6242/13, do Executivo, altera a progressão funcional da carreira de especialista em meio ambiente e o plano especial de cargos do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

A comissão analisa se o projeto está compatível com as normas financeiras e orçamentárias, ou seja, se o gasto está previsto nas leis orçamentárias e cumpre os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00) e outras normas financeiras. O relator, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), avaliou que as despesas decorrentes do projeto foram autorizadas pelo orçamento em vigor e, portanto, o projeto cumpre as regras financeiras.

A proposta inclui servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na carreira de especialista em meio ambiente e unifica a avaliação de desempenho e a utilizada para a progressão na carreira.

Especialista

O texto altera o ingresso na carreira de especialista, permitindo a avaliação por provas e títulos e fazendo o reenquadramento dos iniciantes. A progressão funcional também é alterada, com a exigência de interstícios mínimos de 12 meses de permanência em cada padrão e avaliação de desempenho com média superior a 70% para progressão e 80% para promoção, acrescentando para este último o critério de participação em eventos de capacitação.

Atualmente, a progressão de servidores dessas carreiras se dá por merecimento, quando o servidor for habilitado em avaliação de desempenho funcional, e por antiguidade, sempre que, no decurso de três avaliações de desempenho subsequentes, não forem obtidos os índices exigidos.

Reenquadramento

A proposta permite o reenquadramento, a partir de janeiro deste ano, dos servidores integrantes do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), ocupantes do cargo de agente administrativo e enquadrados no plano especial de cargos do Ministério do Meio Ambiente, para conceder a eles um padrão a cada um ano de efetivo exercício.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra