BSPF - 27/07/2014
Falhas na detecção de vírus e de senhas de acesso estão
entre deficiências apresentados por instituições federais e estaduais, segundo
relatório do Cetic
Todos os órgãos públicos federais e estaduais utilizam
computadores em suas atividades cotidianas, mas uma fatia significativa deles
ainda não adota cuidados básicos com a segurança dos dados. O estudo TIC
Governo Eletrônico 2013, divulgado nesta semana pelo Centro Regional de Estudos
para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento que
integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostra que 15% dos
órgãos públicos pesquisados não adotam uma política de segurança da informação.
Para fazer o estudo, o Cetic ouviu gestores das áreas de
tecnologia de informação (TI) e conteúdo de 572 órgãos públicos federais e
estaduais entre outubro e dezembro de 2013. Eles representam um universo de
1.586 órgãos de administração direta e indireta dos poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público. O estudo reúne grandes
unidades da administração pública, como ministérios e agências reguladoras; secretarias ministeriais, por exemplo, não
foram computadas individualmente. Além disso, foram ouvidas 334 prefeituras,
que forneceram informações sobre o Executivo local. O relatório completo está
disponível no site do Cetic.br...