domingo, 6 de julho de 2014

Greve dos servidores do IBGE atrasa pesquisas no Amapá


BSPF     -     06/07/2014




Estudos sócio econômicos e demográficos estão com cronograma atrasado.

Servidores que não aderiram à greve darão continuidade nas pesquisas.

A greve dos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dura mais 40 dias e começa a comprometer pesquisas realizadas no Amapá. Dos 29 funcionários efetivos da superintendência regional, 14 aderiram ao movimento, além de outros 7 dos 43 trabalhadores temporários. A paralisação das atividades afetou todos os departamentos. A greve não tem previsão para encerrar.

Segundo o chefe do IBGE no Amapá Haroldo Canto, a paralisação afetou um dos principais estudos, a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílio (Pnad), que faz o levantamento sócio demográfico da população. “A coleta de dados não é feita desde o primeiro dia de greve [ 26 de maio]. O prejuízo pode ser muito grande se não conseguirmos resgatar as informações desse período”, afirmou.

Canto ressaltou que os estudos voltados para a base territorial e a contagem populacional também estão atrasados. A alternativa foi convocar os funcionários que não participam do movimento grevista da instituição. "Como medida emergencial, a diretoria do instituto resolveu convocar os servidores que não aderiram à greve para darem continuidade às pesquisas pendentes", disse o chefe da unidade do IBGE no Amapá.

Greve

O movimento dos servidores do IBGE iniciou em 26 de maio no Amapá e mais nove estados. Os trabalhadores reivindicam a democracia interna com eleição direta nas administrações dos núcleos estaduais e nacional, valorização do corpo funcional e reforço no orçamento do instituto.

O Sindicatos dos Servidores do IBGE (Assibge) no Amapá reclama que atualmente existem 29 pessoas efetivas ante 47 temporários, que recebem salário de R$ 1,2 mil, incluindo vale-transporte e auxílio alimentação.

Fonte: G1- AP


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra