terça-feira, 15 de julho de 2014

Recomeçam as greves e os protestos


Blog do servidor     -       15/07/2014




Greves e atos de protestos começarão a pipocar no país a partir de amanhã. Enquanto o Brasil festejava a Copa do Mundo 2104, várias categorias de servidores públicos articulavam formas de externar a insatisfação que não encontrou espaço para ser exposta durante o campeonato mundial de futebol. As reclamações incluem pautas históricas como reposição de perdas inflacionárias, recuperação de antigos direitos e melhores condições de trabalho. Os servidores do Judiciário no Distrito Federal farão uma paralisação de 24 horas amanhã (16) e não descartam a possibilidade de greve por tempo indeterminado, no dia seguinte.

Os rumos que a categoria vai tomar serão traçados em assembléia amanhã (16), às 15 horas, na Praça dos Tribunais Superiores. “Fomos preteridos em todos programas de valorização. Somos a única categoria sem recomposição de 2006 a 2012”, destacou Jailton Mangueira Assis, coordenador-geral do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus-DF). Nos cálculos do sindicato, a perda de poder aquisitivo ultrapassa os 40%, no período. Os trabalhadores cruzam os braços amanhã na intenção de pressionar os dirigentes dos tribunais superiores para que eles assumam a responsabilidade de convencer a presidente Dilma Rousseff e os parlamentares dos prejuízos que foram impostos à categoria.

“Dependemos do Executivo e do Legislativo para tudo. Desde 2009, há dois projetos tramitando no Congresso (PLs 6.613 e 6.697), detalhando os motivos da reposição para Judiciário e Ministério Público, que simplesmente não andam”, reclamou Assis. Sem a boa vontade política da equipe econômica e do Congresso, há o risco de os recursos para o pagamento dos salários - com as perdas inflacionárias - não serem incluídos no orçamento de 2015. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem que ser analisada em agosto. “Nem pedimos reajuste. Só queremos reposição”, ressaltou.

Também amanhã aposentados e pensionistas do setor público e da iniciativa privada decidem a agenda de manifestações para que a PECs 555/2006 e o PL 4.434/2008 sejam aprovados antes das eleições de outubro. Os servidores públicos querem a extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas prevista pela PEC 555. E mais de 32 milhões de trabalhadores da iniciativa privada lutam para corrigir as injustiças do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e a queda nos ganhos mensais - o PL 4.434/08 recupera os benefícios previdenciários com base no número de salários mínimos que recebiam no momento da concessão das aposentadorias.

Além de Brasília, a Frente Nacional em Defesa da PEC 555/2006 e a Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Cobap), em conjunto com vários sindicatos, federações e confederações de trabalhadores, marcaram protestos em Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro(RJ) e São Paulo(SP). As estratégias, as datas e os locais onde eles acontecerão serão definidas nesta reunião de 16 de julho. Eles agendaram, também, um esforço concentrado da Câmara dos Deputados, em 5 e 6 de agosto, para a aprovação dessas matérias.

Em 23 de julho, servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tesouro Nacional fazem manifestação em frente à sede, no setor de Autarquias Sul. Segundo Rudinei Marques, presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), o protesto é por melhores condições de trabalho. “O orçamento da CGU vem caindo a cada ano. Está impossível trabalhar. Até setembro, o órgão não terá mais dinheiro para pagar contas básicas como água, luz, condomínio. É um desperdício de mão de obra qualificada”, disse.

No entender de Rudinei, o governo do Partido do Trabalhadores (PT), que anunciou o combate à corrupção como principal ponto da campanha para reconduzir a presidente Dilma ao Palácio do Planalto, tem um discurso na teoria e outro na prática. “Como combater corrupção sem fiscalização? Sem uma atuação constante de um órgão que investiga, monitora e supervisiona as verbas públicas?”, questionou Marques. Ele destacou que, desde o início do ano, o presidente da CGU, Jorge Hage, já pediu verba suplementar de R$ 17 milhões e até agora não recebeu retorno do Ministério do Planejamento.

Os servidores da Cultura, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef - que representa 80% do funcionalismo), suspenderam a greve antes da Copa, por determinação de liminar imposta pelo governo federal. Eles farão uma caravana a Brasília, em 13 de agosto, para discutir se mantêm ou não a suspensão da greve.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra