sexta-feira, 4 de julho de 2014

Senado facilita uso de bicicleta por servidores


BSPF     -     04/07/2014




Norma publicada no Boletim Administrativo do Senado Federal (BASF) desta quarta-feira (2) facilita o uso de bicicletas como meio de transporte pelos servidores da Casa. Foram autorizadas a criação de espaços especializados e a instalação de paraciclos em pontos estratégicos: nos edifícios do Prodasen e no do Interlegis, no estacionamento da L4 Norte e no edifício principal perto da via de acesso à Chapelaria. Este último é acessível ao público em geral.

O ato também autoriza o uso de vestiários do Interlegis e do Prodasen e permite o acesso a locais de trabalho com trajes esportivos, com algumas restrições e com o uso obrigatório do crachá.

Dessa forma, o estacionamento das bicicletas deve ser feito nos locais sinalizados e apropriados para isso, ou, por enquanto, na grade próxima à Caixa Econômica Federal, no complexo da Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf). Atualmente, apenas as proximidades da Chapelaria e do ponto final das vans oferecem, ainda que em número reduzido, espaços para que os ciclistas deixem seus veículos.

Para o servidor Marcelo Andrade, que trabalha no Prodasen, a determinação desses locais é uma nova oportunidade para quem, como ele, vai trabalhar de bicicleta. Mesmo com a criação do programa Mobilidade Sustentável, ele ainda se sentia prejudicado por não encontrar local próximo, e adequado, para estacionar a sua bike.

- Se é permitido estacionar a bicicleta no local de trabalho, por que deixá-la longe? Isso incentiva o uso do carro, não o da bicicleta. No entanto, este ato é bastante específico nisso, na criação dos espaços reservados aos ciclistas, então acho que não haverá problemas – diz.

As demandas relacionadas à utilização dos espaços serão acompanhadas, avaliadas e intermediadas pelo Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais com a Diretoria-Geral do Senado. Segundo o servidor Deomar Rosado, integrante do programa Senado Verde , a compra de armários e paraciclos já está em andamento. Quanto à criação de novos locais, fica a cargo do núcleo e da Secretaria de Infraestrutura, visto que coordenam e julgam quais condições são apropriadas.

Em abril e junho, servidores se reuniram para ir pedalando ao trabalho, como forma de reivindicar condições para uso das bicicletas. Airton Aragão, que trabalha na Secretaria de Comissões, foi um dos participantes.

- Essas melhorias estimulam a adesão de quem não está acompanhando os debates à prática sustentável.  Quando nos virem com o capacete no trabalho, vão perguntar o porquê. Isso desperta o interesse de novos servidores – ressalta.

Fonte: Agência Senado


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra