sábado, 12 de julho de 2014

Servidores do Inmet reforçam ações pelo enquadramento em carreira de C&T


BSPF     -     12/07/2014




Os servidores do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet estiveram reunidos em assembleia nesta quinta-feira (10), na sede do Instituto em Brasília, para dar encaminhamentos à luta pelo enquadramento da categoria na Carreira de Ciência e Tecnologia. A reunião foi coordenada pelo diretor da CUT, Ismael Cesar, que fez um breve relato das iniciativas adotadas desde novembro do ano passado. Entre elas, foram citadas a ação na justiça ajuizada pelo Sindsep-DF reclamando o imediato enquadramento dos atuais servidores na carreira de C&/T e as providências no campo político para a correção desta verdadeira injustiça.

No inicio deste ano ocorreu uma audiência no Ministério do Planejamento, intermediada pela deputada federal Érika Kokay (PT-DF), onde a Secretaria de Recursos Humanos da pasta reconheceu a justeza do pleito, informando, no entanto, que só poderia adotar medidas para resolver a questão com a autorização de superiores, no caso o Ministro da Agricultura, da Casa Civil e do Planejamento. Em 27 de maio a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - Condsef protocolou junto ao ministro da Agricultura documento solicitando o encaminhamento de correspondência/aviso ministerial ao Ministério do Planejamento em apoio à inclusão dos servidores do Inmet na carreira de Ciência e Tecnologia.

Em 2 de julho o Ministério da Agricultura encaminhou ao Ministério do Planejamento, através do Aviso nº 209/2014/GM-MAPA, acompanhado de Nota Técnica, processo com parecer favorável ao pleito dos atuais servidores do Inmet. No último dia 7 este processo encontrava-se no Departamento de Modelos Organizacionais e Força de Trabalho dos Setores Social e de Desenvolvimento Econômico e Produtivo - Dese/Segep, do Ministério do Planejamento.

Como encaminhamento ficou assegurado por parte da deputada Érika Kokay as seguintes iniciativas:

a) contactar o Ministério do Planejamento para saber o andamento do processo;

b) buscar audiência na Casa Civil da Presidência da República;

c) realizar reunião com o Presidente da Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados, para discutir iniciativas que assegurem os recursos necessários na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO;

d) realizar pronunciamento da Tribuna da Câmara dos Deputados em favor do pleito dos servidores do Inmet;

A assembleia discutiu ainda buscar envolver os servidores dos dez distritos meteorológicos em todo o país: Manaus, Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá e Goiânia, para que pressionem os deputados federais e senadores das regiões para que encaminhem solicitação ao Ministério do Planejamento e Casa Civil em prol do enquadramento dos atuais servidores na Carreira de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Secretaria de Comunicação da CUT Brasília


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra