sábado, 26 de julho de 2014

Novo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal


BSPF     -     26/07/2014




A 9ª edição do Gestão em Destaque trará ao auditório do bloco K do ministério do Planejamento, no dia 5 de agosto, a experiência "Novo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe): o modelo de governança e gestão de projetos que é referência na área de TI".

Com algumas funcionalidades operando desde junho deste ano, o Sigepe vai atender mais de um milhão de pessoas entre servidores, aposentados e pensionistas. O sistema foi estruturado pela Secretaria de Gestão Pública para oferecer uma solução completa em gestão de pessoas e substituir integralmente até 2017 o atual Sistema de Administração de Pessoal – Siape, responsável pela produção das folhas de pagamento dos mais de 200 órgãos federais.

A apresentação da experiência será feita pelo Secretário de Gestão Pública Adjunto do Ministério do Planejamento (MP), Mauro Pessoa. "Queremos mostrar nossas estratégias de governança e os resultados que a gente vem alcançando. Nós entendemos que essa experiência, com todos os cuidados e inovações de gestão que temos utilizado, pode ser reproduzida em outros espaços", afirma.

De acordo com Pessoa, o Sigepe agrega várias outras funcionalidades, além da produção da folha de pagamento. "Nesse sistema também é possível fazer o registro de férias, ter acesso a contracheques, senhas para contratação de consignações e informações cadastrais, entre outros", explica ele.

Outra funcionalidade que já está operando no sistema é o módulo de consignatárias, que cadastra instituições que realizam descontos na folha de pagamento dos servidores que contratam serviços como empréstimos pessoais, por exemplo. Um processo que levava até quatro meses para ser concluído, agora leva no máximo dois dias. "O fato de os processos serem automatizados dá mais celeridade e libera a mão de obra do pessoal de recursos humanos para funções mais estratégicas", afirma Mauro Pessoa.

O encontro faz parte da iniciativa mensal promovida pela Assessora Especial para Modernização da Gestão (Asege), do Ministério do Planejamento, que debate casos de sucesso em gestão no governo federal.

O comentarista convidado para a edição de agosto do Gestão em Destaque é o  diretor-superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto. Os interessados em participar do evento devem acessar o link http://www.planejamento.gov.br/gestaoemdestaque/cadastro.html e seguir as instruções.

Fonte: Ministério do Planejamento


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra