segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Audiência vai discutir proposta de piso salarial para pesquisadores rurais


Agência Câmara Notícias     -     04/08/2014




A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai promover debate na quinta-feira (7), às 9 horas, sobre as propostas de criação de um piso salarial para os funcionários das entidades públicas de pesquisa agropecuária, de assistência técnica e extensão rural, e das áreas de sanidade animal e vegetal.

O deputado Zé Silva (SD-MG), que propôs a audiência, ressalta que a medida está prevista nas propostas de emenda à Constituição (PEC) 49, 96 e 97 – todas de 2011. Elas estão em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara. “A audiência pública esclarecerá a necessidade da fixação do piso salarial às aludidas categorias”, afirma o deputado, que é favorável à aprovação das PECs.

As propostas, diz ele, “têm o objetivo de sanar as injustiças trabalhistas que há muito tempo vem assolando os trabalhadores dessas classes”. “Hoje, existem dentro do País grandes desigualdades salariais na mesma categoria, o que vem desvalorizando e desmotivando o profissional extensionista, pesquisador e fiscal sanitário”, acrescenta.

Foram convidados para o debate:

- o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto;

- o fiscal federal agropecuário, do Ministério da Agricultura, Keber Santos;

- a presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), Mônica Bergamaski;

- o presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Florindo Dalberto;

- o presidente da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), José Ricardo Roseno;

- o presidente do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), Antenor de Amorim Nogueira;

- o coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (Fazer), Manoel Saraiva Marques; 

- o presidente da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa), Francisco Saraiva Júnior.

A audiência será realizada no plenário 6.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra