sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CGU lança versão web de sistema de monitoramento de gastos de pessoal


BSPF     -     15/08/2014




Objetivo da ferramenta é identificar situações de inconsistências cadastrais ou de pagamentos que se revelam incompatíveis com o ordenamento legal.

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou nesta quinta-feira (14), no Auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Brasília, a versão web do Sistema de Trilhas de Auditoria de Pessoal, ferramenta que tem o objetivo de identificar situações de inconsistências cadastrais ou de pagamentos que se revelam incompatíveis com o ordenamento legal. O novo sistema pretende facilitar e tornar mais eficiente e célere todo processo de acompanhamento de folha de pagamentos do Governo Federal.

Durante o lançamento, o Diretor de Auditoria das Áreas de Previdência, Trabalho e Pessoal da CGU, Claudio Py, apresentou os principais benefícios do Sistema, na presença do Secretário-Executivo Carlos Higino, do Secretário Federal de Controle Interno, Valdir Agapito, e da Diretora de Sistemas e Informação (DSI) da Controladoria, Tatiana Panisset.

A novidade agora, segundo Claudio Py, é que o gestor público pode acessar, via web, os resultados dos cruzamentos de dados e registrar as justificativas para cada possível inconsistência. No mesmo sistema, segundo o diretor, a CGU pode registrar a análise dessas justificativas, que serão visualizadas pelos gestores tão logo estejam concluídas. E ambos podem emitir relatórios de acompanhamento eletrônicos de todo o processo. Anteriormente, as análises eram enviadas mediante planilhas ou ofícios.

“Com esse aprimoramento dos mecanismos, a nossa ideia é evitar que o pagamento indevido aconteça. Não queremos ter um bilhão de reais recuperados. O que queremos é que não exista pagamentos irregulares e que, assim, a recuperação seja zero. Para isso, foram incluídos, no Sistema, filtros necessários para garantir que os pagamentos ocorram com um risco bem menor”, explicou Claudio Py.

Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas e Informação (DSI) e pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) da CGU, a iniciativa automatiza o processo de emissão e análise de justificativas sobre as inconsistências apresentadas pelas Trilhas de Auditoria de Pessoal e permite a produção de informações gerenciais (padronizadas, consolidadas e atualizadas) de forma mais rápida e eficiente.

Para o Secretário-Executivo da CGU, Carlos Higino, a novidade torna o processo mais racional, via sistema informatizado, pois a comunicação com os órgãos passa a ser mais rápida. Higino também destacou que a grande vantagem do trabalho é o fato de ele ter sido foi desenvolvido dentro de uma filosofia de se evitar, sempre que possível, a ocorrência de fatos irregulares; mas, ainda assim, caso a irregularidade aconteça, que se consiga pelo menos corrigi-la de forma rápida. “A propagação do erro é um grande problema nessas questões de controle”, enfatizou o secretário.

A ferramenta facilita os trabalhos dos gestores das Unidades Pagadoras (Upags) e dos auditores da CGU, permitindo o acompanhamento e monitoramento mais eficientes tanto das providências a cargo das Upags quanto das análises dos auditores da CGU sobre as respostas informadas pelos gestores.

O Secretário Federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito, lembrou que a versão web do Sistema de Trilhas de Auditoria de Pessoal da CGU vai permitir um ganho de eficiência e rapidez no monitoramento da folha de pagamento de todo o Governo Federal. “Hoje o volume de pagamento de pessoal chega a 18 bilhões de reais mensais, cobrindo 2.500 unidades pagadoras e 250 órgãos”, informou Agapito.

Fonte: Assessoria de imprensa da CGU


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra