domingo, 3 de agosto de 2014

O Servidor Estável Pode Sair do Serviço Público?


BSPF     -     03/08/2014




Olá meus amigos, tudo bem???

Em um momento anterior, já tratamos do tema estabilidade, diferenciado-a da efetividade. No entanto, como venho recebendo algumas perguntas sobre o tema, vale a pena abordarmos o assunto novamente, especialmente nesse período de muitos concursos, que exige escolhas na vida pessoal do candidato.

Vejam a pergunta que recebi do concurseiro Marcelo: “Prezado Professor Tiago Bockie, bom dia! Estou iniciando a minha preparação para concursos públicos. Estou com a seguinte dúvida: um servidor estável pode sair do serviço público contra a sua vontade? Em caso positivo, em que hipóteses? Muito obrigado!”

Inicialmente, cabe estabelecermos uma diferença: estabilidade não se confunde com efetividade. Enquanto efetividade é uma qualidade do CARGO PÚBLICO (além de outras características, o cargo será de provimento efetivo quando o ingresso se dá mediante concurso público de provas ou de provas e títulos), a estabilidade é uma qualidade da PESSOA (direito de permanência no serviço público, somente podendo deixar o serviço público, de forma compulsória, em algumas hipóteses). Existem, na verdade, duas estabilidades no serviço público: a estabilidade ordinária e a estabilidade extraordinária.

A estabilidade ordinária encontra-se prevista no art. 41 da Constituição Federal e é própria dos ocupantes de cargo público de provimento efetivo, aprovados mediante concurso público. Para o alcance dessa espécie de estabilidade, a CF prevê dois requisitos: 03 anos de efetivo exercício + aprovação na avaliação especial de desempenho (avaliação realizada no curso do estágio probatório para verificar se o servidor público cumpre com os fatores de desempenho: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade). Tenham muita atenção: tais requisitos são cumulativos.

Já a estabilidade extraordinária, também denominada de estabilidade excepcional ou especial, tem previsão no art. 19 do ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Essa modalidade de estabilidade aplica-se às pessoas que ingressaram na estrutura da Administração Pública (em pessoas jurídicas de Direito Público), até cinco anos antes da promulgação da Constituição Federal (como a Constituição foi promulgada em 05/10/1988, essas pessoas ingressaram até 05/10/1983), sem concurso público, mas que continuaram prestando serviço público de forma continuada até 05/10/88. Tais pessoas, embora não ocupem cargo público de provimento efetivo (não fizeram concurso), são consideradas estáveis no serviço público.

E qual a diferença do servidor estável e do servidor não estável? É que, além da aposentadoria compulsória (por idade ou por invalidez), a estabilidade somente enseja a saída compulsória do serviço público nas seguintes hipóteses:

a) decisão judicial transitada em julgado;

b) processo administrativo, assegurado o contraditório e a ampla defesa;

c) avaliação periódica de desempenho (avaliação realizada após o alcance da estabilidade para verificar se o servidor público continua cumprindo os fatores de desempenho);

d) controle de despesa com gasto de pessoal (art. 169, § 4º, da CF).

Percebemos, portanto, que um servidor estável pode sair do serviço público contra a sua vontade, mas apenas nas hipóteses previstas na Constituição Federal, como transcrevemos acima. Um forte abraço e uma semana de muito estudo para todos!!!

Tiago Bockie: Procurador do Estado de Sergipe. Professor de Direito Administrativo. Mestre e Doutorando em Direito Público pela UFBA. Coordenador Científico da Área Jurídica e de Concursos da CICLO – Renovando Conhecimento

Fonte: Infonet


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra