sábado, 4 de outubro de 2014

Extinção do vínculo funcional não impede abertura de processo administrativo disciplinar


BSPF     -     04/10/2014




A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou que a extinção do vínculo funcional com a Administração Pública não impossibilita a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra antigo servidor público federal.

Por meio de atuação da Procuradoria Regional da União na 1ª Região (PRU1), a AGU obteve decisão favorável que reconhece a possibilidade de instaurar PAD contra servidor que não possua mais vínculo funcional com a Administração Pública, por qualquer causa, como exoneração, destituição de cargo em comissão ou demissão

O autor da ação derrotada pedia a nulidade de PAD instaurado contra ele. O ex-servidor público federal alegava que, como não possui mais qualquer vínculo com a Administração, já que foi demitido em 2010, não estaria mais sujeito às sanções do regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/90), conforme precedentes do Tribunal Regional Federal da 1ªRegião.

De acordo com a defesa dos advogados da União, o Processo Administrativo Disciplinar não se restringe à aplicação de penas ao servidor, sendo útil, ainda, para a apuração de fatos ocorridos durante o exercício do cargo, que pode resultar no manejo de ação de improbidade administrativa, ação penal e de reparação civil, ou até mesmo na responsabilização de outros servidores ou terceiros.

Além disso, a PRU1 destacou não apenas a abertura do PAD é possível contra ex-servidor, mas também que é responsabilidade da autoridade administrativa apurar os fatos que indiquem prática ilícita no exercício da função pública, sob pena de, assim não o fazendo, responder por crime de condescendência criminosa.

Dessa forma, a 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal julgou improcedente o pedido de anulação do PAD e ainda condenou o ex-servidor público a pagar as custas e os honorários advocatícios.

A PRU1 é unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU), órgão da AGU.

Ref.: Ação Ordinária Nº 34180-08.2013.4.01.3400 - 6ª Vara Federal da Sessão Judiciária do Distrito Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AGU


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra