terça-feira, 7 de outubro de 2014

Policiais federais pressionam deputados para votar a reestruturação da carreira


Agência Brasil    -     07/10/2014   




Dezenas de policiais federais, entre agentes, escrivães e papiloscopistas, ocupam desde cedo os corredores da Câmara dos Deputados para tentar convencer os deputados a aprovar, ainda nesta semana, a Medida Provisória (MP) 650/14, que reestrutura as carreiras da categoria. Eles permanecerão no prédio, durante todo o dia, e pretendem acompanhar, da galeria do plenário, a pauta de votação desta terça-feira.

No entanto, só um acordo entre o presidente da Casa e as lideranças partidárias viabilizará a votação da matéria. A reunião está agendada para o início da tarde porque a sessão do plenário está marcada para as 16h. Os policiais estão otimistas quanto a um fechamento de acordo.

O texto, que obstrui a pauta, entrou na previsão do plenário no início de setembro, mas não foi possível avançar em relação à proposta, sequer nas duas semanas de esforço concentrado que aconteceram no período pré-eleitoral. Pela MP, agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal (PF) teriam um reajuste de 15,8%, e a situação da categoria que continua enquadrada como nível médio passaria a exigir diploma de nível superior já que esta é uma exigência em concursos públicos para os cargos, desde 1996.

A comissão mista que analisou o texto aprovou o relatório do senador José Pimentel (PT-CE) no dia 2 de setembro. Pimentel desconsiderou as 42 emendas que foram apresentadas ao texto e aprovou o projeto original para tentar acelerar a tramitação da MP.

No plenário, o relator revisor, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), admitiu que pode acatar alguma sugestão, mas sinalizou que defende a proposta como foi enviada pelo Executivo. O texto também concede aumento aos peritos federais agrários, reajustando a tabela da gratificação de desempenho de atividade e condicionando esse aumento à aprovação do projeto de créditos adicionais (PLN 5/14), que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em vigor.

A matéria ainda terá que ser analisada pelo plenário do Senado e perde a validade no próximo dia 28, dois dias depois do segundo turno das eleições. Durante o esforço concentrado, a MP foi prejudicada, junto com outras propostas de lei que aguardavam votação, pela falta de consenso, entre base governista e oposição, em torno da polêmica sobre a Política Nacional de Participação Social (PDC 1.491/14) que, desta vez, não foi incluída na pauta.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra