domingo, 22 de março de 2015

Ministro defende aperto em gastos salariais


BSPF      -     22/03/2015




Brasília - O governo abriu ontem (20) a temporada de negociações salariais com os funcionários públicos traçando um limite muito claro: os gastos com folha, medidos como proporção do Produto Interno Bruto (PIB), terão de cair a cada ano. Isso equivale a dizer que as despesas com o funcionalismo federal terão de ter um peso cada vez menor na economia brasileira. Tal resultado pode ser alcançado de duas formas: contendo a folha ou expandindo a economia. “Estamos neste momento empenhados para que a recuperação (da economia) aconteça da maneira mais rápida possível, porque é o crescimento do PIB que vai gerar espaço fiscal para atender às diversas demandas sobre orçamento público”, disse o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa.

A folha salarial do governo, que foi de 4,3% do PIB no ano passado, ficará em 4,1% do PIB em 2015, conforme o Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional. Ele também adiantou que o principal pedido dos funcionários públicos, um reajuste de 27,3% para 2016, é “inviável”. Esse aumento elevaria as despesas em mais de 1% do PIB, informou Barbosa. Para se ter uma ideia, o superávit primário (saldo das receitas e despesas não financeiras) prometido para o ano que vem é de 2% do PIB. Ou seja, o reajuste consumiria metade da meta.

O impacto do aumento pedido pelos servidores seria da ordem de R$ 40 bilhões, segundo informou o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Rudinei Marques. “Mas isso pode ser diluído ao longo de diversos exercícios”, disse. Os sindicalistas concordaram com a proposta do governo de negociar um reajuste parcelado em dois ou três anos, como tem sido a prática.

A conversa envolveu 41 entidades representativas dos servidores públicos federais e oito centrais sindicais. “É a maior negociação salarial do País, envolve mais de um milhão de pessoas”, comentou o ministro. Ficou acertado um calendário de reuniões que irá de maio a agosto deste ano. (AE)

Fonte: Tribuna do Norte


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra