terça-feira, 7 de abril de 2015

Auditores fiscais fazem operação-padrão nesta terça-feira


Agência Brasil     -     07/04/2015




Auditores fiscais da Receita Federal fazem hoje (7) operação-padrão em todo o país. A mobilização da categoria é para protestar contra duas emendas incorporadas à Medida Provisória (MP) 660, que equipara as atribuições da categoria às dos analistas tributários, também cargo de nível superior.

Entre os serviços prejudicados com a operação-padrão, estão a fiscalização do pagamento de impostos por grandes contribuintes e atividades de alfândega. Além disso, segundo a Assessoria de Comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), não serão repassados os créditos advindos das autuações tributárias, o que está sendo chamado de Operação Meta Zero.

De acordo com o Sindifisco, a categoria só voltará a trabalhar caso as emendas, aprovadas na última terça-feira (31) na comissão especial da Câmara dos Deputados que trata da MP, sejam derrubadas. A medida provisória deve ser votada pelo plenário esta semana.

Em nota, o Sindicato Nacional dos Analistas Tributários (Sindireceita) alegou que a equiparação das atribuições dos analistas às dos auditores fiscais vai melhorar o serviço ao contribuinte, ao aumentar o efetivo em áreas nas quais a Receita não atua com eficiência por necessidade de força de trabalho. De acordo com a entidade, a devolução do Imposto de Renda retido na malha fina, que hoje leva até cinco anos, será acelerada.

Segundo o texto, as emendas, de autoria do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), não retiram prerrogativas dos auditores. Os auditores se concentrariam na fiscalização de grandes contribuintes, enquanto os analistas cuidariam das declarações das pessoas físicas e de micro e pequenas empresas. Até 1997, destaca o Sindireceita, os analistas exerciam atividades de fiscalização, mas a função passou a ser restrita aos auditores.

* A matéria foi atualizada às 13h33 do dia 07/04/2015 para corrigir informação, antes presente no primeiro parágrafo, que dizia que o analista tributário é um cargo de nível médio. Outra correção foi a retirada do termo greve, visto que a Assessoria de Comunicação do Sindifisco Nacional havia passado à Agência Brasil a informação de que seria uma paralisação por tempo indeterminado. Porém, a categoria faz nesta terça-feira operações-padrão e operação meta zero, que é o não repasse dos créditos advindos de autuações tributárias


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra