quinta-feira, 9 de abril de 2015

Servidor: negociação neste mês


Vera Batista
Correio Braziliense     -     09/04/2015




Diante da pressão dos Servidores Públicos, o governo já admite antecipar as negociações salariais para este mês. A data provável é 23 de abril. Após quase duas horas de reunião com lideranças sindicais, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, disse que vai consultar o ministro Nelson Barbosa sobre o assunto, mas revelou que não vê impedimento para a mudança, contaram sindicalistas. Ontem, cerca de 300 funcionários públicos fizeram manifestações na Esplanada dos Ministérios.

Em 20 de março, após longo encontro com 47 entidades de servidores, Barbosa declarou que o reajuste linear de 27,3% - principal eixo da campanha salarial de 2015 - era "inviável", mas prometeu estudar um percentual compatível com o espaço orçamentário do governo, que se esforça para alcançar superavit primário (economia para pagar juros da dívida) de R$ 55,3 bilhões, ou 1% do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país).

À época, a data estabelecida por Barbosa para o início do debate foi 20 de maio, prazo imediatamente rechaçado. "O tempo é curto para as discussões específicas das várias carreiras, já que os resultados práticos de possíveis acordos precisam constar do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), a ser entregue ao Congresso até o final de agosto", destacou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação Nacional dos Servidores Federais (Condsef, que representa 80% do funcionalismo).

As representações sindicais protocolaram vários pedidos para acelerar as conversações entre as partes, mas não receberam retorno. Ontem, Mendonça prometeu dar uma resposta ainda esta semana, disse Silva. Hoje, a partir das 9 horas, os servidores voltam a se concentrar em uma tenda no Eixo Monumental, de onde partem em passeata para a frente do Palácio do Planalto.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra