quinta-feira, 9 de abril de 2015

Servidores conseguem antecipar negociações salariais para 23 de abril


Diário de Pernambuco‎     -     09/04/2015




Cerca de 500 servidores públicos de diferentes carreiras se reuniram, nesta manhã de quinta-feira (9) na Esplanada dos Ministérios. Eles caminharam desde o prédio do Ministério do Planejamento, no Bloco C, e se concentraram em frente ao Palácio do Planalto. Uma comissão de servidores foi recebida na Casa Civil. O principal pedido das categorias ao chefe da pasta, Aloizio Mercadante, é que, ao contrário do que vem acontecendo, que todas as promessas feitas pelo governo sejam cumpridas.

Em conversa com o secretário de Relações do Trabalho do ministério do Planejamento Sérgio Mendonça, os servidores conseguiram antecipar o início das negociações da Campanha Salarial de 2015, determinada pelo ministro da pasta, Nelson Barbosa. A reunião, que estava prevista para ocorrer em 20 de maio será adiantada para 23 de abril.

De acordo com o secretário-Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef, que representa 80% do pessoal do Executivo), Sergio Ronaldo da Silva, outra vitória conquistada pelos servidores é que entidades sindicais devem representá-los. Na última reunião que tiveram com Nelson Barbosa, foram convocados 47 membros de entidades que, segundo o secretário, “não sabiam nem o endereço do ministério”.

Impasse

No final de março, o ministro do Planejamento Nelson Barbosa afirmou que a reivindicação de reajuste linear de 27,3% era inviável. O ministério iria analisar o pedido para apontar qual seria o espaço orçamentário que o governo teria. Conforme o Correio antecipou, o mercado financeiro também acha que os 27,3% são irreais, pois causariam um impacto na folha de pagamento do governo de quase R$ 70 bilhões em 2016.

(Vera Batista)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra