terça-feira, 7 de abril de 2015

Amigos criam aplicativo para monitorar se funcionários públicos vão ao trabalho


Beatriz Medeiros
Jornal Extra     -     07/04/2015




Graças a um grupo de amigos do Ceará, conseguir confirmar se aquele vereador que ganhou o seu voto está realmente indo às sessões na câmara ficou mais fácil. O aplicativo Inout Face foi criado com o objetivo de monitorar se servidores públicos vão mesmo ao trabalho e quanto tempo passam por lá.

A ideia do aplicativo surgiu há seis meses, durante uma conversa sobre a Lei da Transparência Pública (Lei Federal de n. 12.527, de 18.11.2011), e a primeira versão está disponível para download para usuários dos sistemas Android e IOs há pouco mais de um mês. Mas como esse rastreamento funciona? O usuário que baixar o aplicativo pode cadastrar até cinco "áreas IN", locais nos quais ele quer que a sua presença seja divulgada.

— Se eu sou um político, um deputado, cadastro o prédio da assembleia legislativa como área IN. Sempre que eu estiver nela, o Inout vai revelar para todos que eu estou lá no meu horário de expediente - explica Allan Aguiar, diretor de relações com o mercado da Inout Face Digital Company. Além dele, Marília Matos e Fran e Fernando Oliveira são sócios na empreitada.

E o Inout mostra a presença para todo mundo mesmo: além dos que possuem o app instalado no celular, qualquer um pode consultar o o posicionamento das pessoas através do nome de usuário no site da empresa. Mas os desenvolvedores descartam a hipótese de invasão de privacidade, já que o download e o cadastramento de "áreas IN" é voluntário.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra