sábado, 15 de agosto de 2015

Comandante confirma reajuste de 25% para militares das Forças Armadas


Alessandra Horto e Hélio Almeida
O Dia     -     15/08/2015




O tão esperado reajuste salarial dos 655 mil militares das Forças Armadas ficou definido em 25% escalonados em quatro anos a partir de 2016. O anúncio foi feito pelo comandante do Exército, general Villas Bôas, antes mesmo do ministro da Defesa, Jaques Wagner. A pasta informou que só vai se pronunciar sobre o reajuste após a reunião com os comandantes da três forças, remarcada pela terceira vez — agora para o dia 26 de agosto — para definir como o percentual será distribuído.

“Essa questão de orçamento é tratada concretamente na área do Executivo. O que temos até o momento é o funcionalismo civil. E a definição que houve para os militares, e ainda não anunciada, é o aumento em 25% até 2019”, disse o general, no programa “Pergunte ao Comandante”, produzido pela instituição militar e publicado no YouTube.

O reajuste para os militares é maior do que a proposta apresentada pelo Ministério do Planejamento aos servidores do Executivo de 21,3%, entre 2016 a 2019, conforme a coluna antecipou com exclusividade em 1º de agosto, após entrevistar o ministro Jaques Wagner. O funcionalismo do Executivo rejeitou o percentual e exige avanço na negociações para aumentar o índice. O governo também ofereceu aumento de até 41,7% no mesmo período para o Judiciário, que foi rechaçado .

ABAIXO DO ESPERADO

O general Villas Bôas afirmou que o reajuste conseguido está em um patamar bem aquém do que os comandantes pleiteavam. “Diante das dificuldades econômicas que o governo está vivendo, não podemos deixar de considerar que o percentual é um ganho, pelo menos em relação ao funcionalismo civil”, disse o comandante.

O índice também foi considerado inferior por Genivaldo da Silva, presidente da Associação dos Militares da Reserva Remunerada, Reformados e Pensionistas das Forças Armadas (Amarp). Ele se mostrou pessimista quanto ao percentual: “Vai ser o pior aumento para as Forças Armadas. Vai dar, em média, 6,25% ao ano em um país que tem inflação chegando a 10%”.

NOVA FORMAÇÃO

Foi aprovado o Programa de Ética Profissional Militar do Exército Brasileiro a ser inserido nos conteúdos programáticos dos cursos de formação de oficiais e praças e dos programas padrão de instrução militar daqui em diante. A determinação foi assinada pelo Estado-Maior do Exército e publicada ontem no boletim da corporação.

DIREITOS HUMANOS

De acordo com o estipulado na Estratégia Nacional de Defesa, o Ministério da Defesa aprovou o documento que aponta as bases da formação militar. Nele, terá a ênfase na temática dos direitos humanos e as consequências de infrações e crimes praticados, de caráter permanente e obrigatório, a ser ministrado para todos os níveis hierárquicos.

MAIS VAGAS

Aumentou o número de sargentos que podem fazer o Curso Básico de Manutenção da Aviação do Exército. Agora são 60 alunos, ante os 20 matriculados. A mudança faz parte das alterações da Portaria nº 184-EME, de 2012, feitas pelo Departamento Geral do Pessoal (DGP), o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e o Comando Logístico (COLOG).

NOVOS CRITÉRIOS

O critério para participar também mudou. Agora, serão selecionados os 3º e 2º Sargentos não possuidores do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) de carreira com qualificação em Material Bélico/Mecânico Auto e Manutenção de Comunicações. Antes eram os da Aviação/Manutenção e 1º e 2º sargentos de Material Bélico e Mecânico de Manutenção de Armamento.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra